[title]
O Festival Internacional de Órgão está de volta a Famalicão e Santo Tirso e, mais uma vez, quer valorizar a música de órgão, tradicional no nosso país. De 18 a 27 de Outubro vai poder assistir a vários concertos em igrejas e mosteiros espalhados pelas duas cidades, salvaguardando a relação histórica existente entre órgãos, mosteiros e igrejas.
A 5ª edição vai receber mestres deste instrumento, vindos de vários países europeus. Portugal, Espanha, Itália e Alemanha estarão representados em concertos de órgão, acompanhados por outros instrumentos, como violino e harpa.
São seis concertos gratuitos, três em cada cidade, e serão utilizados órgãos históricos e modernos. O primeiro acontece já amanhã, dia 18 de Outubro, na Igreja de Matriz de Fontiscos, em Santo Tirso, com o trio Favola D’Argo, cujo organista, é o italiano Marco Brescia, também director artístico do festival, juntamente com Joaquim Manuel Silva.
Marco Brescia realça o impacto que este festival terá na cultura do órgão, essencialmente no norte do país. “Ao longo destas cinco edições, reunimos mais de 5.700 pessoas para ouvir música de órgão, visitámos 20 mosteiros e igrejas e entusiasmámos a renovação de oito órgãos existentes nestas paróquias. Este é um património único português – em Portugal há mais de 800 órgãos históricos, muitos a necessitar de intervenção, ficando só atrás de Espanha e Itália, no contexto europeu”.
Além dos concertos, as duas cidades vão receber oficinas e artesãos que se dedicam à recuperação e produção de órgãos, que vale a pena conhecer.
PROGRAMA FIO 2019
Santo Tirso
18/10/19
21h00
Igreja Matriz de Fontiscos
Rossini / Bellini / Donizetti / Morandi: música para soprano, tenor e órgão
Ensemble Favola d'Argo (PRT/ITA/GBR), Rosana Orsini (soprano), Luciano Botelho (tenor) e Marco Brescia (órgão), órgão fixo Späth, 1976.
19/10/19
21h00
Igreja Matriz de Vilarinho
Recital de violino e órgão: obras de Bach e Telemann
Marcos Lázaro e Sérgio Silva (PRT), órgão positivo Späth, 1981, especialmente levado à igreja para a realização do concerto.
20/10/19
21h00
Mosteiro de Santo Tirso
Recital de órgão: obras de Cavazzoni, Gabrieli, Merulo, Frescobaldi, Scarlatti, Puccini, Madame Ravissa e Provesi
Letizia Romiti (ITA), realejo histórico atribuído a Manuel de Sá Couto, 1819-1822.
Vila Nova de Famalicão
25/10/19
21h00
Igreja Matriz de Telhado
Recital de órgão: obras de Frescobaldi, Scarlatti, Zipoli, Valerj, Bach e Telemann
Simona Fruscella (ITA), realejo histórico atribuído a Manuel de Sá Couto, 1836.
26/10/19
21h00
Igreja Matriz de Santa Maria de Oliveira
Harpa medieval e organetto
Manuel Vilas e Saskia Roures (ESP).
27/10/19
17h00
Igreja Matriz de Ribeirão
Recital de órgão: obras de Kaspar Kerll, Soler e Bach
Johannes Skudlik (DEU), órgão histórico António José dos Santos, 1874, e órgão Klais, 2018.