[title]
A origem do Chefs on Fire é bastante peculiar: a irmã do produtor executivo, Gonçalo Castel-Branco, perguntou-lhe se não conseguiria cozinhar para 60 pessoas na sua festa de aniversário. Com apenas uma pequena cozinha alentejana e um sonho, Gonçalo teve de recorrer a uma fogueira no chão para conseguir alimentar tanta gente. Foi aí que pensou: como é que chefs profissionais agiriam nesta situação? As raízes amistosas do evento mantêm-se até ao dia de hoje, sendo que, para além da comida, o foco está sempre no convívio.
Depois do sucesso da primeira edição aveirense em formato pop-up, a cidade volta a receber o Chefs on Fire nos dias 19, 20 e 21 de Julho. Nove chefs nacionais e internacionais – três por dia – são desafiados a cozinhar pratos pensados especificamente para o evento, recorrendo apenas ao fogo, fumo e lenha. Durante a refeição, há também música ao vivo. O evento está inserido na programação do Festival dos Canais – um evento artístico multidisciplinar, a decorrer em vários locais de Aveiro –, pelo que não vai faltar animação à sua volta.
De maneira a potencializar a intimidade desta experiência gastronómica, os dias estão divididos em turnos: almoço (das 12.00 às 17.00) e jantar (das 18.00 às 23.00). Cada turno inclui quatro pratos – carne, peixe, vegetariano e sobremesa –, elaborados por três chefs, e um concerto. O custo é de 40€ para adultos e 20€ para crianças até aos 12 anos. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.
+ O Funicular dos Guindais está de regresso e em grande forma