[title]
Depois de uma temporada em recuperação, a emblemática Fonte dos Leões brilha na Praça Gomes Teixeira, mesmo em frente à reitoria da Universidade do Porto. A requalificação da fonte teve um investimento de cerca de 27 mil euros e destinou-se, não só a deixar o monumento mais bonito, como a dotá-lo de novos sistemas hídricos e energéticos, que “promovem a sustentabilidade, redução de perdas de água e uma aposta em iluminação de baixo consumo”, como avançou esta terça-feira o site Porto.pt.
Além da intervenção estética, a cargo da Águas e Energia do Porto – que lhe devolveu traços e cores originais e recuperou a estrutura férrea, corrijindo pontos de corrosão através da aplicação de uma pintura com componentes próprios para aumentar a durabilidade do ferro, que é o metal de origem da fonte –, foi-lhe aplicada também uma mais eficiente forma de recirculação de água.
“Para o Município, ter uma fonte decorativa implica também investir no mínimo de perdas possíveis de água. Foi isso que aqui fizemos, além da instalação de um novo sistema de iluminação, para que, à noite, esta praça icónica da cidade fique também bem iluminada”, explicou Filipe Araújo, responsável pela intervenção, que segue em linha com as estratégias pensadas pelo município para a adaptação às alterações climáticas.