[title]
Há muito mais para fazer em Âncora do que ir à praia. Em Agosto, entre os dias 7 e 9, vai acontecer a 13.ª edição do Sonic Blast Fest. Este festival – que reúne bandas com sons que vão desde o rock psicadélico ao punk – anunciou o primeiro lote de artistas que inclui nomes de artistas como Fu Manchu, Amenra ou Circle Jerks.
Os Fu Manchu, mítica banda dos anos 90, são os primeiros cabeças de cartaz deste festival. Os californianos tornaram-se uma banda de culto entre os fãs de stoner e desert rock, lançando álbuns seminais neste estilo, como Daredevil ou The Action is Go, com temáticas inspiradas em carros rápidos e extraterrestres. O quarteto, este ano, lançou The Return of Tomorrow, trabalho que vão apresentar em Agosto do próximo ano.
Numa aposta um pouco diferente daquilo a que o Sonic Blast nos tem habituado, Amenra vão trazer um peso adicional ao festival que agora se faz em Praia da Duna dos Caldeirões, com um estilo mais assente no post-metal ou no sludge metal. A banda belga promete oferecer uma experiência arrebatadora e de comunhão, com discos como Alive ou o mais recente De Doorn na bagagem.
Depois de Off! e Viagra Boys, o punk continua a ser uma aposta, com os lendários Circle Jerks, banda de 1979, de Hermosa Beach, na Califórnia (EUA). O grupo formado por Keith Morris e Greg Hetson é considerado pioneiro do punk hardcore com discos como Group Sex e Wild in the Streets. O concerto dos americanos promete ser, não só uma autêntica aula de história, mas uma completa loucura.
Temas simples e rápidos, canções com durações mínimas, em média pouco maiores do que um minuto, prometem elevar o ritmo em Âncora e levar o público numa viagem pela sátira musical do punk norte-americano.

Ainda no cartaz podemos encontrar Earthless, Emma Ruth Rundle, My Sleeping Karma, Dopethrone, Slomosa, Jjuujjuu, Patriarchy, Gnome, Same Area, Daevar e Spoon Benders.
Antes de o festival começar oficialmente, a 6 de Agosto ainda vai haver um warm-up, com bandas a anunciar.
Praia da Duna dos Caldeirões (Âncora). 7 e 9 de Agosto (Qui-Sáb). 100€
+ A UIVO – Mostra de Ilustração regressa à Maia e questiona os caminhos da imagem contemporânea