[title]
Está a nascer em Vila Nova de Gaia um novo projecto que quer dar a conhecer o concelho através dos vários cursos de água que o atravessam, desde a costa até ao interior. No total, serão sete percursos que, com suporte multimédia, vão despertar novas formas de olhar para Gaia, tendo a água como guia. O projecto, que é um convite à descoberta da história e da beleza natural do concelho, foi apresentado esta quinta-feira.
A Rota da Água, sob a alçada da empresa municipal Águas de Gaia, é "um grande centro de educação ambiental, um museu ao ar livre, onde foram criadas rotas (serão sete no total) pelo concelho, com um elemento central: a água", lê-se no site da Câmara Municipal.
Através de um smartphone, poderá percorrer a pé ou de bicicleta vários locais do concelho (a partir de QR Code), ficando a conhecer melhor pontos de interesse como a capela do Senhor da Pedra, o Geossítio de Lavadores, as pontes e os rios, entre outros.
A utilização pode ser livre (através de um áudio-guia) ou com visita guiada – neste caso, basta inscrever-se no Centro de Educação Ambiental e escolher o dia para fazer o percurso a partir de veículos de mobilidade suave e com técnicos especializados. Se quiser fazer a rota de bicicleta eléctrica ou de tuk-tuk, pode marcar gratuitamente através do número 22 753 9676, de segunda a sexta-feira (09.00-13.00 e 14.00-17.00).
"Seguimos a lógica daquilo que a pandemia nos ensinou. Hoje procuramos espaços ao ar livre, contacto com a natureza. (...) Construímos este produto que congrega toda a informação que, até agora, estava dispersa”, explica Miguel Lemos, administrador executivo da Águas de Gaia, acrescentando tratar-se do "maior museu da água e centro de educação ambiental de Portugal”.
Para já, os percursos estão disponíveis em português, inglês e espanhol. Siga o projecto no site oficial, no Facebook ou no Instagram.
+ Gaia tem um novo parque junto ao estuário do Douro
+ Gaia ganha um novo percurso pedestre para descobrir Vilar do Paraíso
+ Reabilitação da frente fluvial de Gaia concluída em 2022
Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal