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Ah! A Primavera e o bom tempo e a vontade de sair de casa para andar a espreitar tudo o que os mercados pop-up têm para oferecer. O próximo, que acontece já este fim-de-semana, nos dias 21 e 22 de Abril, no Mercado do Bolhão, tem tudo para o deixar bem-disposto e de barriga cheia. O Good Food & Good Mood Market vai ter à venda doces e salgados, vinhos, licores e sumos de fruta, propostas mais saudáveis e outras mais gulosas, assim como uma série de cerâmicas de cozinha e outros têxteis para a casa, de marcas de design português.
Catarina Rio e Francisca Guimarães são as mentoras do projecto e responsáveis por esta primeira edição do evento gastronómico, que contou com uma espécie de “projecto piloto” em Dezembro passado. Chamava-se Um dia no Mercado, estava mais direccionado para as áreas de lifestyle, decoração e vestuário e, em dois dias, recebeu mais de 35 mil visitantes, entre portuenses e turistas. Agora, com as temperaturas a subir, o foco vai para a comida, em especial para a street food, boa para acompanhar um copo de vinho ou outra bebida fresca.
“O mercado que fizemos aqui, em Dezembro, foi um sucesso, mas por razões de estratégia, o Mercado do Bolhão decidiu não apostar mais na área do lifestyle e deu preferência a eventos relacionados com gastronomia. Desta forma, adaptamo-nos e a adesão das marcas foi extraordinária, especialmente daquelas que não teriam tanto espaço em outros mercados”, começa Francisca, acrescentando que apostaram sobretudo em vinhos de pequenos produtores, cocktails, muitas marcas veganas e no cake design.
“O nosso primeiro requisito foi serem marcas portuguesas e vamos ter aqui produtos muito interessantes, como os licores da Licores d’Avó Lena, em que uma neta começou a recuperar as receitas de licor da avó”, conta. A estas, somam-se banquinhas para todos os gostos. No capítulo dos salgados, conte com as pizzas do Pizzalense, as iguarias japonesas do Cantinho do Sushi e o presunto ibérico da Mima Brands. Na secção mais doce, vai haver bolos da Carlotta Cake Boutique, donuts da Donuts Bombonuts, bolachas da Cookie Club Porto, cheesecakes caseiros da Hey Cheesecake e vários doces tradicionais da Confeitaria Isabel.
Mas se estiver em dieta “missão Verão”, não se preocupe, propostas saudáveis não vão faltar, como as receitas da AME, da Cate Bites e da Ju de Ló. Se entre tantas idas e vindas a garganta começar a secar (não se esqueça de ir espreitar as marcas de têxtil e cerâmica Aida Home Living e Woola Studio), faça-se acompanhar por um dos muitos cocktails que a Signature 78 Events vai estar a preparar.
Quanto aos workshops, anote na agenda: no dia 21 acontece o showcooking de cozinha saudável da Astrid Cooking e, no dia seguinte, terá lugar o de pastelaria tradicional e vegana da Ju de Ló, onde vai poder aprender a fazer queques de cacau e chips de chocolate negro, taças de aveia e sementes com pudim de chia e manga, e tarteletes merengadas de lima e coco. Ambos acontecem entre as 15.30 e as 17.30.
No futuro, Catarina e Francisca esperam levar “este conceito a outros mercados de exterior”, onde possam alargar a oferta. “Aí já vamos poder ter vestuário, decoração e até food trucks, que não têm espaço no Bolhão, à semelhança das que vemos, muitas vezes, nos mercados de Natal lá fora e que são super giras”, remata.