[title]
Todos os dias são bons para mergulhar nos livros do mais universal poeta português. Mas, agora que (forçadamente) tem tempo de sobra, talvez seja a altura ideal para descobrir Fernando Pessoa, autor de uma obra tão diversa quanto complexa. Ao longo da sua vida, produziu ensaios, contos, peças de teatro, traduções, prosa e poesia em português, inglês e francês.
Foi pela poesia que se distinguiu, multiplicando-se em várias personagens com nomes, personalidades e estilos literários diferentes – os chamados heterónimos –, como Alberto Caeiro, Álvaro de Campos ou Ricardo Reis. Há 20 livros de Pessoa ortónimo e heterónimo para download gratuito, que permitem percorrer as várias fases e géneros abarcados pela sua criação literária.
Pode começar por explorar a sua faceta mais conhecida: a de poeta. A Antologia Poética e Cancioneiro são uma janela para o mundo de Fernando Pessoa ortónimo, onde predominam o tédio existencial, a dor de pensar e viver, a fragmentação do eu, o fingimento poético e a nostalgia da infância.
Os outros “eus literários” de Pessoa estão bem representados no catálogo, através de compilações como Poemas de Álvaro de Campos, que nos conduzem a um universo de pessimismo, fascínio pela modernização e saudosismo, Poemas de Ricardo Reis, que nos envolvem no epicurismo do mais clássico dos heterónimos, ou O Guardador de Rebanhos, colectânea de poemas do bucólico Alberto Caeiro.
Estão ainda disponíveis títulos emblemáticos como Mensagem, o único livro que Pessoa publicou em vida em português e que revisita o passado glorioso de Portugal já eternizado n’Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, ou Livro do Desassossego, a prosa fragmentada que reflecte sobre a condição humana.
+ Leia a edição desta semana da Time In Portugal
+ Poemas ao ouvido? A Casa Fernando Pessoa faz leituras por telefone
+ Desafio Time In: Um livro por dia não sabe o bem que lhe fazia