Notícias

Há novos trilhos para passear na natureza em Oliveira de Azeméis

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Jornalista de Música, Time Out Porto
Publicidade

Três trilhos circulares para caminhada, corrida, BTT e trail running foram inaugurados este mês em Oliveira de Azeméis, na Quinta do Comandante, em Santiago de Riba Ul, numa envolvente florestal que passa pelas ruínas de uma mansão abandonada – e com fama de ser assombrada.

Os Trilhos do Comandante são três rotas para adeptos do desporto e da natureza. Com a definição destes novos percursos, a Câmara Municipal quer oferecer aos residentes e aos visitantes “alternativas de actividade física num espaço diferente daqueles a que estão habituados”.

Os novos trilhos apelam à preservação da fauna e da flora locais com recurso a três circuitos circulares identificados numa brochura própria: um de 1,6 quilómetros e dificuldade reduzida para marcha e corrida, outro de 2,1 quilómetros específico para bicicletas todo-o-terreno e complexidade média, e um terceiro de 3,2 quilómetros no formato mais exigente do trail running.

“Deste local não leve mais do que as suas fotografias e não deixe mais do que as suas pegadas”, é o apelo da autarquia. Sendo a paisagem essencialmente florestal, aconselha-se a que sejam percorridos apenas durante o dia e por maiores de 16 anos (excepto quando acompanhados por adultos). Apesar de passar pela antiga mansão da Quinta do Comandante, o acesso às ruínas é proibido. Este edifício tem alimentando o imaginário do povo, motivando referências em meios ligados à valorização de espaços abandonados e com a reputação de estar assombrado.

Trilhos do Comandante
Trilhos do Comandante © Centro de Marcha e Corrida de Oliveira de Azeméis
Trilhos do Comandante
Trilhos do Comandante © Centro de Marcha e Corrida de Oliveira de Azeméis
Trilhos do Comandante
Trilhos do Comandante © Centro de Marcha e Corrida de Oliveira de Azeméis

 + Leia aqui a nova edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias
    Publicidade