[title]
No ano em que assinalam o 20º aniversário do disco “Man With a Movie Camera”, os The Cinema Orchestra têm encontro marcado com os portugueses. O primeiro concerto é já no dia 28 de Outubro, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Seguem-se espectáculos na Casa da Música (Porto) e na Aula Magna (Lisboa). Estes estão agendados, respectivamente, para domingo, 29, e segunda-feira, 30.
O álbum na origem das comemorações começou a ser desenvolvido em 2001, quando Jason Swinscoe, que em 1999 fundou o grupo de nu jazz e downtempo, foi convidado para desenvolver uma banda sonora para o filme mudo Man With a Movie Camera (1929). O convite surgiu na sequência da eleição do Porto — junto com Roterdão — como Capital Europeia da Cultura.
O clássico de Dziga Vertov, que acompanha uma cidade na União Soviética da década de 20, do dia até à noite, é ainda hoje considerado um dos maiores filmes de todos os tempos pelo British Film Institute. O trabalho dos britânicos resultou num disco homónimo, lançado e apresentado, em 2003, no Coliseu Porto Ageas.
Os temas do próximo projecto dos The Cinematic Orchestra, cuja edição está prevista para 2024, acompanha a música de Man With a Movie Camera nos três concertos, com visuais exclusivos a cargo de Ben Olsen.
Nas mais de duas décadas de carreira, o grupo produziu quatro álbuns de estúdio. São eles “Motion” (1999), “Every Day” (2002), “Ma Fleur” (2007) e “To Believe” (2019). A discografia inclui também duas bandas sonoras.
Os bilhetes, que já estão disponíveis online, custam 32€ em Guimarães. Em Lisboa e no Porto o valor sobe para 35€.