[title]
O Parque da Cidade, o Jardim do Passeio Alegre e o Jardim Botânico do Porto voltaram a ser reconhecidos pelo programa Green Flag Award, que elege os melhores parques e espaços verdes do mundo. É assim renovada a distinção obtida em 2019.
O Green Flag Award é um programa de acreditação internacional, sem fins lucrativos, que desde 1996 reconhece e premeia os parques e espaços verdes com os mais elevados padrões de exigência na gestão e manutenção. É atribuído anualmente pelo ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela organização não-governamental Keep Britain Tidy. Em 2020, distinguiu um recorde de 2224 espaços verdes em 15 países.
O Green Flag Award destaca a dimensão do Parque da Cidade, que com os seus cerca de 80 hectares é considerado "o maior parque urbano do país". "As áreas verdes estendem-se por paisagens panorâmicas, que se prolongam até junto do mar, o que o torna um espaço único no mundo", refere a organização, citada pelo portal municipal.
Sobre o Jardim do Passeio Alegre, sublinha-se o património diverso que engloba, como as esculturas, estruturas construídas e vida natural, oferecendo aos visitantes "um dos panoramas mais bonitos da cidade". Em relação ao Jardim Botânico do Porto, a organização descreve um "espaço de referência na cidade", notando a coexistência de elementos paisagísticos, florais e literários num local que em tempos serviu de inspiração para escritores como Sophia de Mello Breyner Andresen ou Ruben A.
+ Os melhores parques e jardins no Porto