[title]
Um dia, José Claudino Silva quis oferecer uma prenda especial à sua neta Catarina. Plantou uma árvore com o nome dela, mas não ficou por aí. Reuniu centenas de outros avós e netos em torno da mesma ideia e hoje essa árvore transformou-se num bosque na Serra do Marão. Em finais de Março de 2018, o Bosque dos Avós arrancou oficialmente com a plantação de 400 árvores num terreno cedido pelo Conselho Directivo dos Baldios de Aboadela, com o apoio da União de Freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O projecto tem permitido aos avós plantar e apadrinhar árvores autóctones com o nome dos netos, que assumem o compromisso de cuidar delas. No futuro, os netos poderão ver aqui a crescer um extenso espaço natural que vai devolver ao Marão as suas espécies autóctones.
Os dois hectares do espaço gerido até ao momento, na localidade de Aboadela, já não podem crescer mais, mas em terrenos contíguos, de baldios, continuam a ser plantados mais exemplares. Neste momento, há 1600 árvores plantadas, entre carvalhos, bétulas, plátanos, faias, medronheiros e pinheiros-mansos. Dessas, são mais de 400 as árvores apadrinhadas por avós e netos de todo o mundo, o que significa que ainda há muitas que estão disponíveis para apadrinhamento – siga o projecto no Facebook para saber como participar.
Quando a pandemia abrandar e o bom tempo chegar, o Bosque dos Avós vai ser um bom lugar para um piquenique e um passeio em família. E este ano há novidades, como uma cabana para o descanso dos avós e um baloiço para as brincadeiras dos netos. O espaço encontra-se nas seguintes coordenadas: N 41°16’36,2 /W 07°58’24,3.
+ Há um novo trilho para descobrir na Serra do Marão
+ Amarante é um dos melhores destinos da Europa a visitar em 2021
+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana