[title]
A época em que as perpétuas estão floridas é uma das mais bonitas nesta quinta. Por esta altura, o Cantinho das Aromáticas, em Vila Nova de Gaia, é um paraíso de todas as cores. As perpétuas foram plantadas em Maio e a primeira colheita do ano aconteceu a 22 de Julho, mas muitas mais se seguirão até Novembro, com participação gratuita.
As colheitas acontecem todas as quintas-feiras, entre as 10.00 e as 12.00. Se quiser participar, basta aparecer – se possível, um pouco antes das 10.00. Pode trazer crianças, amigos e familiares, os campos são extensos e ao ar livre.
Depois de colhidas, as flores vão secar na estufa, para serem usadas em infusões e tisanas – experimente a Amor Perpétuo, várias vezes premiada internacionalmente, constituída por manjericão-canela, erva-príncipe e mistura de perpétuas.
O Cantinho das Aromáticas está situado em Canidelo, em Vila Nova de Gaia, num refúgio campestre longe dos ruídos citadinos que se fazem sentir fora destes muros. É uma quinta biológica fundada em 2002 que se dedica à produção de plantas aromáticas, medicinais e condimentares, com cerca de 2,5 hectares de produção ao ar livre.
No século XIV, esta quinta assistiu a uma das maiores histórias de amor de Portugal. Pedro e Inês de Castro terão aqui vivido dois dos anos mais felizes da sua paixão e aqui terá nascido também a sua primeira filha, D. Beatriz. Hoje é uma das poucas quintas em espaço urbano que produz plantas aromáticas em modo de produção biológico em toda a Europa Ocidental.
Rua do Meiral 508, Canidelo (Vila Nova de Gaia). 91 226 0714. GPS (41º07’30.00”N; 8º38’40.82”W)
+ Gaia ganha rede de percursos pedestres entre o rio e o mar
+ No Parque Biológico de Gaia há actividades gratuitas em família
Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal