Notícias

Há um novo Guia do Douro nas bancas

O melhor da região, das quintas e hotéis às adegas e provas de vinhos, dos passeios aos restaurantes, na nova edição especial da Time Out.

Mariana Morais Pinheiro
Escrito por
Mariana Morais Pinheiro
Directora Adjunta, Porto
Guia Douro 2024
Time Out Portugal
Publicidade

O Douro é a soma de várias partes: é mais do que a água do seu rio, a terra dos seus solos agrestes e trabalhosos e mais do que o fogo que crepita nas lareiras das salas e das cozinhas das casas antigas. É uma lufada de ar fresco dada a quem o visita, um sopro de espanto e humildade, como se a cada momento a natureza nos quisesse mostrar o pequeno lugar que ocupamos na imensidão do mundo.

O Douro, feito de contrastes, é a luz que amadurece a fruta nos pomares e que enche de doçura as uvas sumarentas que se apanham por altura das vindimas. Mas é também a sombra que envelhece o vinho escondido em garrafas e pipas cobertas
de pó, em caves enterradas no solo profundo. É feito das pessoas que o habitam e das suas mãos calejadas. As mesmas que há vários séculos ergueram os muros de xisto que suportam as videiras; que descascam as batatas para o cabrito de domingo; e que moldam uma olaria típica que se recusa a cair no esquecimento.

O Douro, que pertence a poetas e agricultores, é belo para onde quer que se aponte uma rosa dos ventos. E por causa das suas vinhas, que parecem bordadas a ponto de cruz nas encostas, da sua fauna e flora que cresce selvagem, e do maravilhoso vinho que daqui sai para todo o mundo, é que em 2023, em conjunto com 19 municípios, foi distinguido como Cidade Europeia do Vinho. Se motivos faltassem para visitar este “excesso da natureza”, como Miguel Torga um dia o descreveu, neste guia da mais bonita região vinhateira encontra outras tantas razões que o vão fazer render-se a este pedaço de paraíso. De passeios de barco ou de comboio, trilhos pela natureza e bonitas quintas onde pernoitar a programas de vindimas ou de pisa de uvas, provas de vinhos e restaurantes
com boa comida, entre muitas outras coisas para ver e fazer.

O Douro – o melhor do Douro, entre quintas e alojamentos, restaurantes, passeios, aldeias, adegas e provas de vinhos – é o que vai encontrar no novo guia Time Out, já nas bancas. Boa viagem e até já.

+ Time Out Market Porto abre em Maio e com mais dois nomes de peso

Últimas notícias
    Publicidade