Notícias

Há uma nova biblioteca no Porto dedicada a autores da cidade

Biblioteca de Autores Portuenses abriu na Escola Alexandre Herculano e conta com obras de 50 autores que nasceram ou viveram no Porto.

Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Livros (imagem ilustrativa)
Tom Hermans / Unsplash
Publicidade

A Escola Secundária Alexandre Herculano passou a ser a casa de várias obras de autores da cidade do Porto. Tudo porque nasceu esta terça-feira, neste antigo liceu, a Biblioteca de Autores Portuenses. É o oitavo espaço a abrir no âmbito do projecto Biblioteca Errante, criado pela autarquia do Porto. 

Nesta nova bioblioteca, a comunidade escolar, os investigadores e o público em geral vão ter acesso a um fundo documental com cerca de 3000 exemplares bibliográficos de cerca de 50 autores que nasceram ou viveram no Porto, desde clássicos como Almeida Garrett, Eça de Queirós ou Camilo Castelo Branco, a contemporâneos como Manuel António Pina, Manuel Jorge Marmelo, Daniel Faria e Ana Luísa Amaral.

Há últimas edições dos autores, “mas também algumas edições especiais e monografias de escritores consagrados da literatura portuguesa”, refere a autarquia em nota de imprensa. As estantes vão ter vários géneros, desde poesia ao romance, contos, ensaios, crítica literária, arquitectura, pintura, desenho ou história local. Já para os mais novos, há ainda um conjunto de obras de autores portuenses como Álvaro Magalhães, Ilse Losa ou José Vaz.

A Biblioteca de Autores Portuenses vai estar aberta de segunda a sexta-feira, das 10.00 às 13.00 e das 14.00 às 18.00, sendo que além da consulta e leitura dos títulos no local o empréstimo domiciliário também é possível. 

Esta é a oitava biblioteca temática que nasceu no âmbito do projecto Bibliotecas Errantes. As restantes sete já se encontram em funcionamento: a Biblioteca de Arqueologia, no Reservatório do Museu do Porto, a Biblioteca Marta Ortigão Sampaio, o Bibliocarro, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, a Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto e a Biblioteca de Assuntos Portuenses, no Arquivo Histórico Municipal do Porto, e a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade.

Avenida de Camilo (Porto). Seg-Sex, 10.00-13.00, 14.00-18.00. Entrada livre.

+ Sílvio é herdeiro do cravo e guardião da manhã (e nós também)

+ Honest Greens abre segundo restaurante no Porto

Últimas notícias

    Publicidade