[title]
O Centro de Interpretação da Escultura Românica tem um novo habitante tridimensional, colorido e original que dificilmente passará despercebido. Trata-se de “Boi”, a mais recente escultura de Artur Bordalo, mais conhecido por Bordalo II, divulgada esta semana por este pólo expositivo da Rota do Românico, situado em Abragão, Penafiel.
Como habitual, a peça foi criada a partir do reaproveitamento de lixo, neste caso materiais em metal e plástico, utilizados para fazer uma “reinterpretação da estética românica”, descreve o comunicado de imprensa. A cabeça de boi incorpora a “forte conotação ecológica e social” que atravessa todo o trabalho do artista, conhecido pelas esculturas de animais de grandes dimensões produzidas com desperdícios.
Os visitantes têm, assim, mais um motivo para visitar o centro de interpretação que abriu a 25 de Julho para dar a conhecer o “contexto temporal, social e cultural da arte românica”, numa superfície expositiva com cerca de 300 metros quadrados e seis espaços temáticos.
+ Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, vai ser ampliado