Notícias

Habemus festa: São João com três palcos, fogo-de-artifício, mas sem carrosséis na Boavista

Na noite mais longa do ano haverá música "para todos os gostos" e um espectáculo de fogo-de-artifício, com uma duração de 16 minutos, orçado em quase 73 mil euros.

Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Noite de São João
@ Câmara do Porto
Publicidade

Prepare os martelos, os manjericos, as sardinhas e, claro, a anca para os bailaricos da cidade. Falta um mês para a noite mais longa do ano e o programa de festas foi anunciado esta sexta-feira, pela autarquia, em conferência de imprensa. À semelhança dos últimos anos, a noite de São João, de 23 para 24 de Junho, volta a ter música em três palcos espalhados pela cidade: os Jardins do Palácio de Cristal, o Largo do Amor de Perdição e a Praça da Casa da Música. Mas saiba que, desta vez, não haverá divertimentos na Rotunda da Boavista.

“Temos uma programação que vai ao gosto de todos. Uma programação que vai do popular ao erudito, do tradicional ao cosmopolita, do bairrista ao multicultural”, referiu Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, durante a apresentação do programa das festividades que, este ano, tiveram um investimento camarário de 680 mil euros. 

Começando pelas propostas musicais, no Largo Amor de Perdição os sons populares vão estar em destaque e vai poder dançar noite dentro com os concertos de Fernando Correia Marques (22.00) e de Augusto Canário & Amigos (depois da meia-noite). Já os Jardins do Palácio de Cristal vão receber a fadista Ana Moura (22.00), seguindo-se o ritmo animado e quente da roda de samba da Orquestra Bamba Social. Na Praça da Casa da Música, a proposta é mais alternativa: o grupo José Pinhal Post-Mortem Experience propõe uma viagem pelos temas do autor, com uma nova sonoridade, e há ainda espaço para DJ sets de Hipster Pimba e Pop’lar. 

O fogo-de-artifício na Ribeira é o ponto alto da noite e não podia faltar no programa deste ano. À meia-noite em ponto, todos os olhos estarão postos nos céus do Porto e de Vila Nova de Gaia, para admirar um espectáculo piromusical de 16 minutos. O investimento para este momento foi de 72.900 euros, dividido entre as duas autarquias.

No dia seguinte, a 24 de Junho, realiza-se o já habitual concerto da Banda Sinfónica Portuguesa, às 18.00, na concha acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, com entrada livre. 

A festa nas freguesias e os divertimentos (fora da Boavista)

Ainda antes da grande noite de São João, as várias freguesias do Porto começam a aquecer para a festa, com vários espectáculos entre 14 e 23 de Junho, ao longo das noites de sexta-feira e sábado. Assim sendo, conte com actuações de Bandalusa, Zé Amaro e Jorge Guerreiro, a 14 de Junho; Diapasão e Zezé Fernandes, no dia 15; Quim Barreiros a 21 de Junho; e Os Minhotos Marotos a 23.

Os carrosséis, carrinhos de choque, farturas, sardinhas e outras actividades também não vão faltar e este ano a cidade conta com três zonas de diversão: a Alameda das Fontaínhas, o Jardim António Cálem e ainda a Avenida D.Carlos I. Ao contrário dos anos anteriores, e devido aos constrangimentos provocados pelas obras da Metro do Porto, a Rotunda da Boavista não vai ter a habitual zona de divertimentos.

Rusgas voltam a acontecer à noite

Uma das grandes novidades do programa deste ano é que as Rusgas de São João vão voltar a realizar-se à noite, no dia 22 de Junho, a partir das 21.00. Os grupos das freguesias da cidade irão percorrer, em desfile, a zona histórica e, depois, actuarão para o júri e para o público na Praça do General Humberto Delgado. O momento terminará com um concerto da fadista Lenita Gentil.

Ainda antes deste desfile, no dia 15 de Junho, os vários ranchos também sairão à rua para a tradicional Arruada de Ranchos, a partir das 15.00. O programa adianta ainda que de 12 a 30 de Junho, o piso superior do Mercado do Bolhão volta a acolher a Cascata Comunitária de São João; e de 19 a 22 de Junho, a Praça do General Humberto Delgado recebe a instalação "Flores de Manjerico", desenvolvida pelos FAHR 021.3, e que distribuirá 900 manjericos. 

+ Vai ao Primavera Sound? Há um menu de degustação à sua espera

+ Wine & Classics 2024: este fim-de-semana, se beber não conduza, admire

Últimas notícias

    Publicidade