[title]
Terminou a espera. A Casa da Calçada abriu finalmente as portas e está em soft opening desde o dia 15 de Abril. A reabertura acontece mais de dois anos depois das obras de renovação deste hotel cinco estrelas em Amarante, com selo Relais & Châteaux, terem iniciado. Com um investimento de 15 milhões de euros, “alterou-se parte da estrutura, renovou-se a arquitectura de interiores, reabilitaram-se valências e somaram-se-lhes muitas outras”, avança o hotel em comunicado. Agora há, portanto, muito para redescobrir.
O hotel, que em tempos foi uma casa fidalga, espelha hoje uma “visão contemporânea que homenageia o legado, os antepassados, a história, a arquitectura e a arte”, tendo sempre presente a cidade lá fora, que viu nascer algumas das figuras mais relevantes da cultura portuguesa, como Amadeo de Souza-Cardoso, Acácio Lino, Teixeira de Pascoaes ou Agustina Bessa-Luís. Preocupação esta que atravessa todo o edifício, que conta com 35 quartos de diferentes tipologias – 7 quartos clássicos, 11 clássicos superiores, 3 prestige com vista jardim, 6 prestige com vista rio, 3 deluxe com vista rio e 3 suítes também com vista para o Tâmega. Há ainda um quarto com vista panorâmica e uma suíte familiar.

A preocupação da Casa da Calçada com a sua oferta gastronómica é grande e, por isso, têm diferentes propostas, para diferentes horas do dia e estados de espírito. O restaurante fine dining Largo do Paço, que antes do fecho para obras detinha uma estrela Michelin, é a grande aposta e regressa ao activo com o chef Francisco Quintas, que no ano passado subiu ao palco da Gala Michelin para receber a estrela no 2Monkeys, em Lisboa, no comando da sua cozinha.
Francisco Quintas, de 25 anos, sucede assim a Tiago Bonito, o último chef do Largo do Paço antes do fecho do hotel, e para quem trabalhou, neste mesmo espaço, aos fins-de-semana, enquanto estudante. Francisco assume agora, num local que o viu crescer enquanto cozinheiro, a missão de reconquistar a estrela, recebida pela primeira vez há 20 anos, sob a batuta do chef Cordeiro.

Já Emiliano Savio, italo-argentino “devoto da cozinha tradicional e de conforto, a qual reinterpreta segundo as mais sofisticadas técnicas enraizadas em produtos locais, frescos e sazonais”, assume o restaurante Canto Redondo. Conte ainda com o À Margem, onde são servidos os pequenos-almoços e pequenos snacks, e que tem “uma das mais fabulosas vistas sobre a parte histórica de Amarante”; e com o Ciao Tílias, que aposta num menu descontraído com pizzas e comida italiana.
Sabemos que o tempo é um bem precioso e foi assim que o Wellness Center do hotel foi baptizado. “Tempo, o derradeiro luxo e o maior privilégio, dá nome ao sedutor e apelativo espaço de dois pisos incrustados abaixo e sob o vinhedo da Casa da Calçada. Um rasgo de vidro num socalco da terra que abriga mais de 500 m2 dedicados aos cuidados do corpo e da mente”, adiantam. É composto por piscina interior aquecida, fonte de gelo, banho turco, sauna, ginásio e salas de tratamento.

Largo do Paço, 6 (Amarante). 255 410 830. Quartos entre 240€ e 730€
+ O novo Iki Edomae Omakase é uma homenagem às origens do sushi
+ Visitar museus e monumentos nos feriados vai ser mais difícil. Trabalhadores anunciam greve