Notícias

Imagine sete chefs com estrela Michelin a cozinhar para si? Vai acontecer no Vinha

A terceira edição do Open Kitchen acontece esta sexta-feira, dia 24 de Janeiro, e aos pratos de sete chefs premiados vão juntar-se os vinhos da Real Companhia Velha.

Mariana Morais Pinheiro
Directora Adjunta, Porto
Open Kitchen
DIANA TEIXEIRA LOPESOpen Kitchen
Publicidade

Não é uma gala, mas quase. Poucos sítios se podem gabar de terem tantos chefs com estrela Michelin por metro quadrado. A terceira edição do Open Kitchen, que tem a Real Companhia Velha como parceiro vínico, vai juntar na próxima sexta-feira, dia 24 de Janeiro, sete chefs premiados na cozinha do restaurante Vinha, no Vinha Boutique Hotel, em Vila Nova de Gaia. Henrique Sá Pessoa, galardoado com duas estrelas pelo seu restaurante Alma, em Lisboa, é o único repetente no evento e acumula as funções de anfitrião e consultor do espaço. 

A ele junta-se Jonathan Seiller e a chef pasteleira Ana Macedo, da sua equipa do Vinha, e outros nomes de peso, como António Loureiro, do restaurante A Cozinha (uma estrela), em Guimarães; Carlos de Albuquerque Teixeira, do Herdade do Esporão (uma estrela e uma estrela verde), em Reguengos de Monsaraz; e Rodrigo Castelo, da taberna Ó Balcão (uma estrela e uma estrela verde), em Santarém. Da lista de chefs convidados com uma estrela fazem ainda parte João Oliveira, do Vista Restaurante, em Portimão; João Sá, do Sála de João Sá, em Lisboa; e Julien Montbabut, do Le Monument, no Porto.

O evento, aberto ao público, quer fugir à formalidade associada aos restaurantes de fine dining e por isso prepare-se para andar a circular, através de um percurso específico, “interagindo livremente com os chefs, com os seus pratos e com os vinhos eleitos pela Real Companhia Velha para o pairing”, anuncia a organização em comunicado, acrescentando que cada chef vai estar a comandar, entre as 19.00 e as 02.00, a sua própria “estação gastronómica”. De madrugada, haverá snacks e DJ sets e bar aberto.

Open Kitchen
© DROpen Kitchen

“A gastronomia é o mote deste evento, numa atmosfera moderna e elegante, onde os vinhos da Real Companhia Velha vão acompanhar esta viagem sensorial e de experimentação”, diz Vasco Silva Reis, director comercial da Real Companhia Velha, citado na mesma nota de imprensa. Assim, oito vinhos acompanharão oito pratos. O Real Companhia Velha Séries Rufete tinto 2018 vai casar com o arroz de polvo e algas, de João Sá; o Quinta de Cidrô Marquis branco 2019 fará pairing com o tártaro de caranguejo e lagostim do rio, criado por Rodrigo Castelo; e o Quinta das Carvalhas Tinta Francisca tinto 2021, acompanhará o tupinambur com cogumelos e gemas, de Carlos de Albuquerque Teixeira.

Mas há mais, claro, para comer e beber. O vinho Real Companhia Velha Séries Cercial branco 2021 vai de braço dado com o mexilhão, gamba violeta e salicórnia, de João Oliveira; o Quinta das Carvalhas branco 2023 ligará com o pregado com couve-flor, velouté com berbigão e caviar, de Julien Montbabut; e o Quinta de Cidrô Arinto branco 2023 com a sopa de sapateira, salmonete e gamba vermelha, de António Loureiro. O Real Companhia Velha Espumante Reserva branco faz as honras no prato de Henrique Sá Pessoa e Jonathan Seiller, uma presa alentejana; e o Grandjó Late Harvest branco 2021 encerra com a sobremesa de maracujá, coco e caril verde, de Henrique Sá Pessoa e Ana Macedo. A participação no Open Kitchen tem um valor de 250€ por pessoa e os bilhetes podem ser adquiridos no site do hotel.

+ Jardim Senhora do Porto: novo espaço verde da cidade nasce no Verão

+ Depois do despejo, o histórico Armazém dos Linhos abre loja pop-up

Últimas notícias

    Publicidade