[title]
Mais de 80% da população portuguesa consome mais sal do que a Organização Mundial de Saúde recomenda (muitas vezes, o valor ingerido corresponde ao triplo do aconselhado). Foi com esta realidade em mente que uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) desenvolveu um saleiro inteligente.
Chama-se Salt Control, tem cerca de 330 gramas e as dimensões de um saleiro convencional. Para já, é ainda um protótipo e vai ser testado por 260 famílias nos próximos dois meses. A sua utilização é simples: na hora de cozinhar, selecciona-se o botão correspondente ao número de pessoas a quem se destina a refeição e o aparelho sugere a dose para criança e para adulto.
Este pequeno aparelho pode ter um impacto positivo porque "já tem as doses previamente definidas", explicou a investigadora Carla Gonçalves, uma das responsáveis pelo projecto.
Além da FCNAUP, o projecto resulta de uma parceria com outras entidades como o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) da Universidade do Porto, serviços do Hospital de São João, do Instituto Ricardo Jorge e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).