Notícias

Jardim da Praça da República entrou em obras. Vai ter mais árvores, bancos e bebedouros

Obras de reabilitação no jardim de Teófilo Braga arrancaram esta segunda-feira e implicam alguns condicionamentos de trânsito.

Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Praça da República
DRA empreitada na Praça da República deverá terminar em Junho de 2025
Publicidade

Com 125 anos de história, o jardim de Teófilo Braga, na Praça da República, entrou em obras para ser devolvido à cidade de cara lavada. A empreitada de revitalização deste jardim histórico do Porto arrancou esta segunda-feira, dia 26 de Agosto, e deverá estar concluída em Junho do próximo ano. Até lá, há condicionamentos de trânsito e de estacionamento na zona.

O projecto prevê o alargamento da área dedicada aos espaços verdes – com a plantação de mais de 13 mil arbustos e 150 árvores –, bem como a renovação da rede de rega, a introdução de caixotes do lixo, bebedouros e bancos e a reformulação de "toda a rede de recolha de águas pluviais, bem como a rede de iluminação pública", indica a Câmara Municipal do Porto. 

A empreitada prevê a plantação de mais árvores e arbustos e a colocação de bancos e bebedouros
DRA empreitada prevê a plantação de mais árvores e arbustos e a colocação de bancos e bebedouros

Serão ainda repostas várias estátuas, como a escultura “Baco”, a estátua do General Pires Veloso e a estátua do Padre Américo. A escultura “Rapto de Ganimedes”, actualmente instalada no Jardim da Cordoaria, será devolvida à Praça da República. 

A empreitada, levada a cargo pela empresa municipal GO Porto, terá um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros e tem como objectivo transformar este jardim num local mais atractivo, acessível e funcional para a população. “A intervenção propõe salvaguardar o legado histórico da Praça, retomando o traçado linear, simétrico e centralizado, que remonta ao antigo campo militar de 1909", acrescenta a autarquia. 

As obras de reabilitação vão custar 1,3 milhões de euros
DRAs obras de reabilitação vão custar 1,3 milhões de euros

Condicionamentos de trânsito e estacionamento

O arranque das obras de requalificação implica também alguns condicionamentos de trânsito na Praça da República até ao dia 22 de Junho de 2025, nomeadamente a proibição de paragem e estacionamento e o estreitamento de vias.

Na altura da apresentação do projecto, em Novembro do ano passado, Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e responsável pela pasta do Ambiente e Transição Climática, sublinhou a importância da Praça da República para a cidade e apontou o “estado de degradação muito adiantado” em que esta praça se encontra, reforçando a necessidade de ser reabilitada.

+ 50 coisas para fazer em Agosto

+ Espectáculos, concertos, workshops: o circo vai invadir Arcozelo

Últimas notícias

    Publicidade