[title]
A partir deste Verão, o Porto vai ganhar um novo jardim. Localizado entre as ruas da Senhora do Porto e de Santa Luzia, na freguesia de Ramalde, o Jardim Senhora do Porto vai trazer mais de cinco mil metros quadrados de espaço verde e será mais um pulmão para a cidade. A empreitada arranca esta quarta-feira, dia 22 de Janeiro, e tem conclusão prevista para o fim de Agosto deste ano.
Segundo a autarquia, o Jardim Senhora do Porto vai ocupar aquilo que é actualmente um terreno baldio, sem uso qualificado, e “vai passar a ser um local para encontro, convívio e lazer para a comunidade local”. Outro dos objectivos, é criar também uma orla verde para reduzir a presença visual dos prédios que estão à volta.
O jardim vai contar com um sistema de drenagem sustentável, como bacias de infiltração, uma solução “projectada para ajudar na gestão da água da chuva em áreas urbanas ou residenciais, com o propósito de capturar, reter e permitir que a água da chuva se infiltre no solo, em vez de escoar pelas ruas e calçadas”. Haverá ainda uma praça com zonas verdes sobrelevadas, bancos para descanso e um espaço para cultivo numa horta comunitária.
“A qualificação do espaço é um desejo da população, que ajudou a autarquia a repensar esta zona da cidade. A decisão pela construção do jardim surgiu a partir de uma consulta pública, na qual os moradores puderam dar as suas opiniões e adaptar o projecto às necessidades do local”, refere a Câmara Municipal do Porto em nota de imprensa, acrescentando que a obra teve um investimento de mais de 660 mil euros.
+ Depois do despejo, o histórico Armazém dos Linhos abre loja pop-up
+ Aeroporto Sá Carneiro recebe novas ligações (e directas) entre Porto e Recife