[title]
Lousada está cada vez mais verde. Pelo menos desde 2016, altura em que iniciou o projecto "Plantar Lousada", e que já permitiu, nestes quatro anos, ver nascer mais de 55 mil novas árvores nos espaços verdes do município.
De acordo com um comunicado, a concretização destes números só foi possível graças à ajuda de voluntários. O projecto contou com a ajuda de "5500 plantadores voluntários e de mais de 70 instituições. No total, o trabalho voluntário ultrapassa já as 12 mil horas", descreve o município.
Além da plantação de árvores em terrenos da autarquia, o projecto estende-se aos jardins dos munícipes. Isto porque a Câmara tem outros dois projectos – "Plantar Lousada no Natal" e "Plantar Lousada no seu quintal" –, através dos quais oferece árvores nativas à comunidade para que as plantem nos seus próprios jardins ou terrenos. A autarquia ofereceu ainda 25 mil árvores a outros projectos de reflorestação das regiões norte e centro, sobretudo em áreas mais afectadas pelos incêndios, como Tondela, Arganil e Vouzela.
O "Plantar Lousada" regressa ainda este ano, com acções de plantação no Outono para fazer ultrapassar os números actuais. Caso queira tornar-se voluntário, acompanhe toda a informação na página oficial do projecto. Boas plantações.
+ Sete projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta