[title]
A Mata de Vilar é um espaço florestal contínuo, localizado na freguesia de Vilar do Torno e Alentém, em Lousada. Tem uma área de 14 hectares, uma rede de caminhos propícios às caminhadas, flora variada (desde carvalhos a cerejeiras bravas, sobreiros e faias) e uma fauna diversa, onde sobressaem os recém-chegados esquilos-vermelhos.
As obras de valorização e de requalificação da Mata continuam a decorrer "a bom ritmo", estando prevista a reabertura deste espaço ainda no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o comunicado da Câmara Municipal de Lousada.
Estes trabalhos, com um orçamento de cerca de 217 mil euros, incluem o restabelecimento da antiga linha de água que atravessava o Vale das Faias, a transformação da antiga pedreira num charco para a vida selvagem e a construção de estruturas de visitação, designadamente um Centro de Interpretação, um Banco de Sementes e um viveiro pedagógico.
Outra das novidades é um anfiteatro de madeira morta. A forma como os troncos são dispostos vai proporcionar um espaço de colonização para fauna e flora, pois as árvores, mesmo depois de morrer, continuam a ser um importante ecossistema para um vasto número de espécies – cerca de 30% das que vivem nas florestas, e algumas delas ameaçadas, como invertebrados saproxílicos, líquenes, briófitos, anfíbios, aves e mamíferos.
A componente material, que se encontra na fase final, prevê ainda a definição de trilhos pedestres, a colocação de informação inclusiva e de sinalética no terreno e em formato digital, bem como a publicação de um Guia de Fauna e Flora, mapas e folhetos interpretativos. Haverá também actividades de serviço educativo e um programa de animação destinado aos mais diversos tipos de público.