[title]
Com várias exposições, lançamentos de livros, cinema de animação e workshops, a segunda edição do Maia BD – Festival Internacional de Banda Desenhada está de regresso ao Fórum Maia, no fim-de-semana de 24 a 26 de Maio. Este ano vão estar presentes mais de 30 autores e haverá 13 exposições disponíveis para os amantes da nona arte.
Depois de um projecto-piloto realizado no ano passado, o festival dedicado à banda desenhada, organizado pela cooperativa A Seita e promovido pela Câmara Municipal da Maia, quer afirmar-se tanto a nível nacional como internacionalmente. A programação é de entrada gratuita e arranca esta sexta-feira, 24 de Maio, com uma visita guiada às exposições e à feira do livro (18.00) e a exibição do filme O Rapaz e a Garça, de Hayao Miyazaki.
Nesta segunda edição, e num ano em que se comemoram 50 anos da Revolução, há também um painel dedicado à censura e repressão da liberdade artística. O paquistanês Taha Sidiqqui e o iraniano Mana Neyestan, vítimas de perseguição no seu país de origem e forçados ao exílio, são os dois autores convidados e vão apresentar em primeira mão os livros Dissident Club: Crónica de um Jornalista Paquistanês Exilado em França e Os Pássaros de Papel, numa conversa moderada por Jorge Pinto, autor de BD e deputado à Assembleia da República. O painel (25 de Maio, 15.00) vai abordar o tema do papel da BD e do cartoon no activismo em regimes políticos autoritários.
Outro dos destaques da programação é o lançamento das edições comemorativas de Filipe Seems, da dupla Nuno Artur Silva e António Jorge Gonçalves (Edições Asa). “Detective icónico, Seems revolucionou a banda desenhada portuguesa com uma arte narrativa e visual à frente do seu tempo, e teve um impacto tremendo no panorama da BD nacional”, refere a organização na nota de imprensa. As novas edições vão ser apresentadas no domingo, às 15.30. Além da apresentação e sessão de autógrafos, o Fórum Maia recebe também a exposição de originais “Filipe Seems nos seus 30 anos”, da autoria de António Jorge Gonçalves, de 24 de Maio a 16 de Junho.
Para os fãs de clássicos da literatura portuguesa em BD, há também uma secção dedicada ao tema, com exposições de volumes inéditos, representativos de alguns dos melhores autores portugueses e brasileiros. No sábado, às 16.00, são apresentados os álbuns A Peregrinação vol. 1, de João Miguel Lameiras, e O Fato Novo do Sultão, de André Morgado. Estará também presente o artista brasileiro Tainan Rocha e o português Manuel Morgado.
Outro dos destaques do Maia BD é a exposição “Comics Americanos: Para além dos Super-Heróis”, construída a partir de uma das maiores colecções privadas da Europa. A exposição “vai mostrar a riqueza e a diversidade da BD anglo-saxónica, com uma selecção de obras e pranchas icónicas que vão desde The Sandman ou Love and Rockets, até Sin City e V de Vingança”.
A programação conta ainda com alguns workshops de dança K-POP, de iniciação à costura para cosplay e de escultura de personagens. O programa completo dos três dias pode ser consultado na página da autarquia.
Padre António Maia (Maia). 24-26 Mai, Sex-Dom. Entrada gratuita.
+ Serralves em Festa vai celebrar a maioridade com 50 horas de programação sem parar
+ Federica é o novo italiano da cidade com massas caseiras e pizzas de fermentação lenta