[title]
Se está à procura de um plano musical para o próximo mês, pode incluir o Matosinhos em Jazz na lista. O festival vai ocupar dois palcos da cidade e arranca já no dia 1 de Julho, no Parque Basílio Teles, com uma exposição em que vários artistas reinterpretam capas marcantes de álbuns de jazz. Os convidados que aceitaram o desafio para esta edição foram Dino D'Santiago, Cláudia Guerreiro, Mariana A Miserável, Raquel Belli e Francisco Fonseca. As obras podem ser vistas gratuitamente e durante todo o mês.
Quanto aos concertos, esta quinta-feira foram anunciados os dois últimos espectáculos do festival. No dia 25 de Julho, às 22.00, a Orquestra Jazz de Matosinhos e o trompetista Nick Marchione actuam na Praça Guilhermina Suggia, numa homenagem a Thad Jones. No dia seguinte, dia 26, e à mesma hora, é a vez da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e o DJ Switch comandarem “um exercício de uma sinfonietta pensada como um código informático e contaminada pelo hip-hop, grime e electro”, refere a organização em comunicado.
No coreto do Parque Basílio Teles, e já anunciados no Matosinhos em Jazz, há concertos todos os fins-de-semana de Julho. O baterista e compositor Mário Costa actua a 6 de Julho e o trio francês NOUT a 7 de Julho. Seguem-se o compositor britânico Moses Boyd, a 13 de Julho, e Jasmine Myra, a 14, a cantora de r&b Ego Ella May, no dia 20, e Eduardo Cardinho, a 21 de Julho. Todos os concertos acontecem às 18.00 e têm entrada gratuita.
Parque Basílio Teles e Praça Guilhermina Suggia (Matosinhos). 1-31 Jul. 18.00 e 22.00. Entrada livre
+ The Libertines (e Die Antwoord) juntam-se ao cartaz de Vilar de Mouros
+ A viagem inspiradora que deu origem ao novo asiático do Porto