Notícias

Matosinhos mergulha na realidade virtual com novo “parque de diversões” imersivo

O The Park Playground encontrou a sua primeira morada portuguesa. Há cinco experiências e espaços de reuniões e formação.

Jornalista
O The Park Playground tem cinco experiências com realidade virtual
HELDERLUISPHOTOO The Park Playground tem cinco experiências com realidade virtual
Publicidade

Salvar um banco de ser assaltado, entrar na imensidão do espaço para combater os alienígenas hostis que planeiam atacar a Terra ou enfrentar vários desafios assustadores com uma única regra: não berrar. Estas e mais experiências podem ser vividas, da forma mais realista possível, no The Park Playground, um espaço de experiências em realidade virtual que abriu em Junho em Matosinhos e que quer ser para todos – sejam grupos de amigos, famílias, turistas ou colegas de trabalho.

Este é o primeiro espaço em Portugal do projecto belga The Park Playground, uma espécie de "parque de diversões" dedicado à realização de experiências imersivas com realidade virtual e que já tem presença na Bélgica, Países Baixos, Reino Unido e Alemanha. O conceito chegou a Matosinhos através de três empreendedores do Porto apaixonados por tecnologia: José Marques, Miguel Soro e Sérgio Basto.

“Trabalhei com sistemas de informação durante os últimos anos, sempre na área da tecnologia, e esta ideia da realidade virtual sempre foi algo que me suscitou bastante curiosidade. Sempre achei que fosse uma área com um grande potencial e, por isso, comecei a fazer alguma investigação para ver o que é que poderia dar”, conta José Marques à Time Out, acrescentando que quando descobriu o conceito do The Park Playground quis trazê-lo para Portugal em formato franchising. 

As experiências do The Park Playground podem ser jogadas em três campos
HELDERLUISPHOTOAs experiências do The Park Playground podem ser jogadas em três campos

A escolha de Matosinhos para acolher o primeiro local do projecto em Portugal, diz o responsável, foi simples e motivada por vários factores, desde a facilidade de acesso à praia, a espaços de restauração, ao aeroporto e a outras cidades, mas também pelo custo menor de arrendamento e por ser uma cidade que está “numa expansão muito grande, não só na área de diversão, mas sim em diversas áreas, como medicina, educação, comércio e uma série de situações onde a realidade virtual se pode aplicar”.  

As experiências e o foco no lado corporativo

Entrámos, também nós, no mundo da realidade virtual e fomos conhecer este novo espaço em Matosinhos. A experiência começa com um momento de adaptação e de introdução ao equipamento, em que todos os participantes colocam os óculos de realidade virtual e viajam para o Dubai, subindo, de elevador, os mais de 100 andares do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. O desafio é caminhar sobre uma prancha no topo do edifício, ganhar coragem, dar um passo em frente e saltar. Para muitos, a tarefa é fácil, para outros é preciso tempo e há mesmo quem não chegue a sair do elevador. Este é também, para muitos, o primeiro contacto com o mundo da realidade virtual e mostra como todos os sentidos são despertados com esta experiência realista.

O The Park Playground abriu em Junho em Matosinhos
HELDERLUISPHOTOO The Park Playground abriu em Junho em Matosinhos

Depois deste momento de iniciação, é altura de embarcar na experiência, sendo que todos os jogos duram cerca de 30 minutos. Actualmente, o The Park Playground conta com cinco experiências com realidade virtual disponíveis e que podem ser jogadas em três campos, cada um permitindo seis jogadores.

Experimentámos o “The Break In”, que nos coloca na pele de agentes da SWAT, com a missão de recuperar um quadro roubado por um grupo que assaltou um banco à mão armada. Há missões para cumprir, inimigos para derrotar e o trabalho tem de ser de equipa. Pelo meio, há sempre um responsável atento e disponível para ajudar em qualquer situação ou dúvida durante o jogo.

Ainda na área das escape rooms, há também o “Don’t Scream”, onde os participantes têm de enfrentar vários desafios e inimigos, desde zombies a fantasmas, e, explica José Marques, “quanto mais a pessoa gritar, mais difícil vai ser sair de lá”. Há também outras experiências como o “NanoClash Focus”, com uma batalha futurista entre dois grupos; o “Mask of the Pharaoh”, uma experiência destinada às famílias, em que os participantes vão ter de salvar um professor que ficou preso, sob um feitiço, no antigo Egipto; e há ainda uma ida ao espaço no “Mission Planet X”, onde é preciso "combater os alienígenas hostis que guardam o cristal de energia".

Além das experiências de realidade virtual, o espaço tem também sala de reuniões, um lounge e um bar
HELDERLUISPHOTOAlém das experiências de realidade virtual, o espaço tem também sala de reuniões, um lounge e um bar

Mas nem só de experiências de realidade virtual vive este espaço de 600 metros quadrados. A proposta do The Park Playground passa também por acolher o mundo corporativo, com uma sala de reuniões para 12 pessoas, um espaço de coworking disponível, uma sala de formação para 30 pessoas e ainda a possibilidade de realizar actividades de team building com um máximo de 100 pessoas. No piso de cima, há um bar e uma área de lounge que permite ver e acompanhar as experiências que estão a ser jogadas em tempo real.

“O lado mais corporativo também é o nosso target”, explica José Marques, acrescentando que o projecto tem também o serviço de levar às empresas um primeiro momento de introdução à realidade virtual – seja subir ao Burj Khalifa, seja ajudar o Pai Natal a distribuir os presentes. Apesar de o projecto só ter pouco mais de um mês de vida, os responsáveis consideram que o feedback tem sido positivo. Para o futuro, há o desejo de levar o The Park Playground a mais cidades portuguesas. 

Rua D.João I, 316 (Matosinhos). Seg-Dom, 9.00-22.00. 27,99€ por experiência (durante o mês de Agosto o preço é de 25€, com oferta de uma bebida). 

+ No Douro, o tomate coração de boi é a estrela de Agosto (e tem direito a festa)

+ As melhores coisas para fazer no Porto em Agosto

Últimas notícias

    Publicidade