[title]
O júri do Urban Land Institute (ULI), composto por especialistas em áreas como desenvolvimento, finanças, planeamento, desenho urbano, arquitectura, paisagismo, sustentabilidade, tecnologia e gestão, considerou que o Mercado do Bolhão é um dos “seis projectos mais impressionantes do mundo”. Os vencedores dos Prémios Globais de Excelência, que destacaram a requalificação e modernização daquele que é um dos locais mais icónicos do Porto, foram conhecidos, em Copenhaga, na semana passada.
A Aurora Bridge Bioswales, em Seattle, nos Estados Unidos, o edifício canadiano Ironworks, a Universidade Nacional de Singapura, os edifícios de habitação acessível Nightingale Village, na Austrália, e as infraestruturas escolares Scholen van Morgen, na Flandres (Bélgica) completam a lista de galardoados. Estes sobressaíram entre os 23 espaços em competição.
Além de reconhecer a diversidade dos projectos avaliados, Albert Chan, o presidente do júri, sublinhou “a excelência em design” e a sua “contribuição para a vitalidade e espírito da comunidade”.
O ULI procura reconhecer e recompensar, desde 1979, a qualidade nas práticas de ocupação do solo, nos sectores privado, público e sem fins lucrativos. Para estarem em condição de disputar esta distinção, os espaços devem ser "substancialmente completos, financeiramente viáveis e ter a operação estabilizada".
Nascido de um lameiro, por onde corria um regato que ali formava uma bolha de água (conta-se que é daí que vem o nome Bolhão), o mais emblemático mercado do Porto foi erguido em 1839, contando hoje mais de 180 anos. Em 1914, ergueu-se o actual edifício. Conhecido pela sua monumentalidade, própria do estilo neoclássico, foi recentemente remodelado, depois de quatro longos anos de espera por parte dos comerciantes que, durante esse período, foram colocados no Mercado Temporário do Bolhão. Em Setembro de 2022, regressaram a casa, esta fiel à sua traça original.
Rua Formosa, 322. 22 332 6024. Seg-Sáb 08.00-20.00 (mercado), Seg-Sáb 08.00-00.00 (restauração)
+ Histórias à moda do Bolhão: as muitas vidas do mais famoso mercado do Porto
+ Igreja dos Clérigos é considerada o “Local Mais Notável do Mundo”