[title]
No Verão do próximo ano, as portas do renovado Mercado do Bolhão já deverão estar abertas ao público. As obras de restauro e modernização deste ícone da cidade ficam concluídas no final deste ano, mas o mercado só abrirá no segundo trimestre de 2022. Entretanto, o imponente edifício vai retomando o seu antigo esplendor e está praticamente concluída a entrega das chaves aos inquilinos dos estabelecimentos do exterior.
“No primeiro trimestre de 2022, iremos fazer os ensaios e dotar o mercado de todo o equipamento necessário para a actividade, com bancas para os comerciantes, toda a sinalética e material para a abertura. No segundo trimestre poderemos abrir ao público, apesar de ainda não haver uma data definida”, indica Cátia Meirinhos, a administradora executiva da GO Porto, gestora da empreitada, citada no site do município.
“Os comerciantes querem instalar-se no final do primeiro trimestre. Foram eles que nos pediram para não mudar antes, porque nesta altura é quando vendem mais. Há um momento de transição em que eles têm de pegar nas coisas num lado e passar para o outro. O mercado durante uns dias tem de estar fechado, e nesta altura não faria sentido. Este assunto está a ser gerido com eles. Um dos sucessos deste modelo tem sido o diálogo permanente com eles, tentando adequar ao que eles nos dizem”, afirmou Rui Moreira, citado no portal municipal.
O projecto de restauro e modernização do Bolhão, da autoria do arquitecto Nuno Valentim, inclui a remodelação integral da cobertura, o restauro das fachadas, a instalação de aquecimento artificial, acesso directo ao metro e uma cave técnica com acesso para cargas e descargas. A empreitada foi consignada oficialmente a 15 de Maio de 2018.
“Será na mesma um mercado municipal, de frescos e produtos alimentares, e será devolvido à cidade dotado de todas as infra-estruturas que um mercado desta natureza exige. Haverá novos comerciantes no interior e inquilinos no exterior, no âmbito de um concurso público que está a decorrer, e no qual serão atribuídos novos espaços”, acrescenta Cátia Meirinhos, administradora executiva da GO Porto.
Mais sobre o Mercado do Bolhão:
+ Visita virtual às obras de restauro do Mercado do Bolhão
+ O futuro Mercado do Bolhão vai ter dez restaurantes