Notícias

Mercearia do Bolhão, a mais antiga do Porto, vai fechar e dar lugar a loja da Ale-Hop

Inaugurada em 1880 na Rua Formosa, a Mercearia do Bolhão vai fechar portas a 30 de Abril. Espaço vai ser arrendado pela cadeia espanhola.

Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Mercearia do Bolhão
DR
Publicidade

Os avisos de "liquidação total" já estão colocados na montra da Mercearia do Bolhão, no número 305 da Rua Formosa. A notícia também já chegou a vários clientes: no dia 30 de Abril, a mercearia mais antiga do Porto vai fechar portas, depois de 144 anos de actividade no centro do Porto, avançou o proprietário ao Porto Canal. No lugar deste espaço vai abrir mais uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop. 

Alberto Rodrigues é o proprietário da Mercearia do Bolhão há quase 30 anos e é também proprietário do prédio onde o negócio está localizado desde 1880. A decisão do encerramento, explicou ao Porto Canal, foi motivada pela situação que muitos negócios têm vivido nos últimos anos: os efeitos da "transformação muito grande" da cidade e o aparecimento das grandes superfícies retiraram clientes (e vendas) ao comércio mais tradicional. Com os encargos a aumentarem, já não era possível resistir e manter as portas abertas durante muito mais tempo.

Por isso, o proprietário decidiu aceitar a proposta para arrendar o espaço à multinacional, que conta já com quatro lojas na cidade do Porto, incluindo uma na Rua de Santa Catarina, a poucos metros desta mercearia. "Chega uma proposta de uma multinacional. Eu faço umas contitas… e acho que já vou nesta embalada", referiu em declarações ao Porto Canal, criticando também o "capitalismo selvagem" que "toma conta de tudo". 

Por agora, o negócio será de arrendamento, mas Alberto Rodrigues não rejeita a hipótese de vir a vender o edifício.

+ Estas são as cidades mais sustentáveis da Europa

+ Há um novo Guia do Douro nas bancas

Últimas notícias

    Publicidade