[title]
O serviço experimental de metrobus arrancou no dia 18 de Maio, em Vila Nova de Gaia, num trajecto que liga o Largo de Santo António à estação de metro de Santo Ovídio, com uma única paragem no Espaço Mais Grijó. As viagens são gratuitas e pretendem reforçar as soluções de mobilidade, ligando Grijó à rede de metro através de um percurso directo via auto-estrada.
"Este percurso servirá para evitar que as pessoas que, habitualmente, utilizam os seus veículos particulares para chegar ao metro no centro da cidade passem a usar um transporte público dedicado", afirma Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, citado no site do município. "Este é um modelo de shuttle, prévio ao metrobus, com ligações intermodais, que pretende levar o transporte público a zonas menos servidas do concelho."
O serviço é inteiramente gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, sendo a primeira partida às 07.30 e a última às 18.00. O projecto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gaia e a União de Freguesias de Grijó e Sermonde, tendo o investimento, para já, sido de 48 mil euros, referente ao aluguer do autocarro – que tem capacidade máxima de 50 lugares, mas com lotação de metade no momento actual.
Nos próximos meses, está previsto o alargamento deste serviço a duas outras zonas do concelho, nomeadamente da União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma à estação de metro de D. João II, e dos Carvalhos à estação de metro de Santo Ovídio.
+ Reabilitação da frente fluvial de Gaia concluída em 2022
+ Gaia tem um novo parque junto ao estuário do Douro
Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal