[title]
O Inverno está oficialmente fora de jogo e a Primavera chega em grande à cidade, com uma série de actividades, dentro e fora de portas, pensadas para os mais jovens. Entre 3 e 6 de Abril, a Missão Férias@Porto está de volta ao Complexo Desportivo do Monte Aventino, um programa municipal pensado para crianças e jovens entre os seis e os 15 anos, que inclui actividades desportivas, culturais e de animação.
A Missão Férias@Porto decorre na semana que antecede a Páscoa, durante as férias escolares, e tem previstas, entre muitas outras coisas, actividades de piscina, desportos de grupo e radicais, bowling, cinema, uma ida ao museu e uma visita aos Jardins do Palácio de Cristal. Há 96 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas a partir das 10.00 de amanhã, dia 21 de Março. Nota ainda para a existência de dez vagas orientadas para crianças com necessidades educativas especiais, que deverão ser comunicadas directamente com a Associação de Desporto Adaptado do Porto.
Os preços das inscrições – que podem ser feitas online através do Portal de Desporto da Ágora ou presencialmente nas instalações das piscinas municipais da Constituição e Cartes – variam entre 44€/sem almoço e 56€/com almoço.
Também na primeira semana de Abril, acontecem as Oficinas Sazonais de Primavera nos Centros de Educação para a Sustentabilidade do Núcleo Rural, tanto do Parque da Cidade, como nos do Jardins do Palácio de Cristal. De participação gratuita, no primeiro espaço as actividades são dirigidas a crianças com idades compreendidas entre os seis e os nove anos e, no segundo, entre os dez e os 12.
O objectivo é que durante as férias da Páscoa os mais pequenos se transformem em curiosos exploradores que, em grupo, partirão à descoberta do meio que os rodeia. Entre as diversas actividades pensadas, vão poder “observar, de perto, as transformações da fauna e flora dos parques urbanos”, “as mudanças das folhas das árvores, das suas raízes, das suas flores”, bem como ver “alguns dos animais que habitam os jardins da cidade”, avança o site porto.pt.
Desta feita, na oficina Dois Palmos de Floresta, que acontece no Parque da Cidade, será feito um exercício de “observação, descoberta e interpretação da natureza”, em que, entre muitas outras coisas, será possível assistir ao ritmo da vida, entre flores que crescem e folhas que se decompõem. Já na oficina Retalhos de Natureza, com lugar no Palácio de Cristal, dar-se-á especial atenção à observação de margaridas, campainhas e outras flores silvestres, assim como aos animais polinizadores. No fim, o que foi observado servirá de inspiração à criação de adereços com tecidos e outros materiais.