Notícias

Monumentos da Área Metropolitana do Porto vão ter concertos grátis, de Lena D’Água a JP Simões

Ciclo Sons no Património está de volta entre 27 de Setembro e 16 de Novembro, com espectáculos gratuitos em 17 municípios.

Jornalista
O ciclo Sons no Património já vai na sua 7.ª edição
Vinicius FerreiraO ciclo Sons no Património já vai na sua 7.ª edição
Publicidade

Os próximos três meses vão voltar a encher a Área Metropolitana do Porto (AMP) de música, em castelos, museus, igrejas, parques, mosteiros e outros tantos monumentos e espaços patrimoniais. É o regresso do ciclo de concertos Sons no Património, que vai percorrer os 17 municípios que integram a AMP, entre 27 de Setembro e 16 de Novembro, com espectáculos de entrada livre.

O cartaz da 7.ª edição do Sons no Património conta com artistas como Lena D’Água, Benjamim, Silly, Bandua, Bateu Matou, Luís Peixoto ou JP Simões, numa verdadeira viagem sonora feita pelos vários monumentos e com estilos musicais que vão desde o folclore electrónico ao fado, pop e blues, adaptados sempre ao sítio e comunidade que os recebem. O objectivo, refere a organização, é “homenagear a arquitectura, as artes, os ofícios e a memória dos nossos antepassados e das nossas comunidades, evocados em diferentes espaços de história, criação e culto”. 

O ciclo arranca na sexta-feira, 27 de Setembro (21.30), no Castelo de Santa Maria da Feira, com um concerto do duo Bandlua, que celebra os sons e ecos da cultura beirã fundida com uma sonoridade mais electrónica e melancólica. No dia seguinte, a 28 de Setembro, o sítio arqueológico da Cividade de Terroso, na Póvoa de Varzim, recebe Velho Homem + Homem em Catarse, numa combinação de folk/rock com electrónica.

Já a 29 de Setembro, no Museu Quinta de Santiago, em Matosinhos, está prevista uma visita ao museu e à Cascata Laceira, a partir das 15.00, seguindo-se, às 16.00, o concerto dos Reino da Fruta, sendo que ambas as actividades requerem inscrição através do email museuqsantiago@cm-matosinhos.pt.

Em Outubro e Novembro há também vários concertos de artistas, como o fadista João Caetano (5 de Outubro, Mosteiro de Arouca), a cantautora Silly (6 de Outubro, 17.00, Convento Corpus Christi, Vila Nova de Gaia), Lena d’Água e Benjamim (11 de Outubro, Coreto do Largo da Alumieira, Oliveira de Azeméis) e Luís Peixoto (13 de Outubro, Igreja Paroquial do Muro, Trofa).

Conte ainda com as actuações de JP Simões (18 de Outubro, Santuário de Santo António, Vale de Cambra), de Capital da Bulgária (20 de Outubro, Casa Museu Guerra Junqueiro, Porto), de PZ (25 de Outubro, Centro de Documentação da Bugiada e da Mouriscada, Valongo) e de Bia Maria (16 de Novembro, Igreja de Santa Eulália de Sobrosa, Paredes), entre outros.

Além dos concertos, há ainda uma programação com várias actividades culturais que vai ser revelada em breve. O ciclo de concertos, acrescenta a organização, “não apenas tem vindo a propor a música como forma de aproximação das pessoas a museus, monumentos e outros lugares patrimoniais, como tem também vindo a aproximar municípios, técnicos, agentes culturais e outros parceiros em torno de um projecto comum”. 

+ Miranda do Douro recebe primeira edição do Meating dedicada à melhor carne da região

+ Piscinas, retrospectivas e vizinhos: eis a rentrée do Batalha Centro de Cinema

Últimas notícias

    Publicidade