Notícias

Museu de História Natural e da Ciência do Porto junta-se a aliança global em defesa do ambiente

O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) é a primeira instituição portuguesa a tornar-se membro oficial da aliança global “United for #Biodiversity” (Unidos pela #Biodiversidade), promovida pela Comissão Europeia.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Jornalista de Música, Time Out Porto
Publicidade

Os dados científicos indicam que existe cerca de um milhão de espécies em risco de extinção devido à actividade humana, o que põe em causa o nosso futuro. Para alertar os líderes mundiais para a necessidade de agir de forma urgente e imediata na protecção da natureza, tanto a nível local como global, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) integra agora a aliança global “United for #Biodiversity” (Unidos pela #Biodiversidade).

A iniciativa foi lançada no World Wildlife Day 2020 pelo Comissário Europeu para o Ambiente, Virginijus Sinkevicius, para mobilizar museus de história natural e ciência, centros de ciência, jardins botânicos e zoológicos, parques, aquários, e centros de investigação, entre outros, para que se façam ouvir no que diz respeito ao combate à crise ambiental. 

O MHNC-UP foi a primeira instituição portuguesa a tornar-se membro oficial desta aliança global. Com a EU Green Week a arrancar esta segunda-feira em Lisboa, Capital Verde Europeia 2020, o Museu junta-se a este movimento que já conta com dez outras instituições (incluindo o Instituto Oceanográfico do Mónaco, o Zoo de Central Park, e o Biotopia de Munique) e de 16 organizações internacionais, que já subscreveram a "Pledge of the Coalition". Até ao final de 2020, espera-se que mais de 500 instituições se associem a esta iniciativa. 

Em comunicado, o MHNC-UP lança o apelo para que todos os outros museus de história natural e ciência, aquários, jardins botânicos e zoológicos, em Portugal e no mundo, se juntem a este movimento.

+ Museu de História Natural e da Ciência reduz preços e prolonga exposições

Leia aqui a edição online e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias
    Publicidade