Notícias

Museu do Porto tem obras inéditas de importantes pintoras portuguesas

As 12 obras da autoria das irmãs e artistas naturalistas Aurélia e Sofia de Sousa fazem agora parte do espólio da Casa Marta Ortigão de Sampaio.

Mauro Gonçalves
Aurélia e Sofia de Sousa, Casa Marta Ortigão Sampaio
© Miguel NogueiraUma das pinturas integradas na colecção do Museu do Porto
Publicidade

A Casa Marta Ortigão Sampaio, um dos polos do Museu do Porto, recebeu 12 novas obras das irmãs Aurélia e Sofia de Sousa. A aquisição, formalizada na passada sexta-feira pelo presidente Rui Moreira, é a primeira levada a cabo pelo município no que respeita a obras das duas pintoras naturalistas.

O acervo, datado entre 1895 e 1924, inclui oito pinturas e quatro desenhos de retrato, paisagem, pintura de género e natureza morta. As obras provêm de Margarida Medeiros, sobrinha-neta de Maria Helena Caiado e prima de Marta Ortigão Sampaio, origem que garantiu a autenticidade das peças.

Aurélia e Sofia de Sousa, Casa Marta Ortigão Sampaio
© Miguel Nogueira

“Com este reforço da colecção, o espólio do Museu do Porto - Casa Marta Ortigão Sampaio solidifica a sua diversidade artística, temática, histórica e cronológica, fomentando o potencial de investigação e divulgação do papel pioneiro destas duas mulheres artistas, nascidas no século XIX”, afirmou a Câmara Municipal do Porto em comunicado.

Aberta ao público desde 1996, a Casa Marta Ortigão Sampaio apresenta um conjunto diverso de obras do Naturalismo português de artistas como António Silva Porto, Carlos Reis, José Malhoa, Alfredo Roque Gameiro e Aurélia de Sousa. O museu apresenta, também, uma colecção de joalharia civil e erudita com peças que vão do século XVII ao século XX.

Rua de Nossa Senhora de Fátima, 291-299. Ter-Dom 10.00-17.30. 4€

+ Fantasporto leva uma centena de filmes ao Batalha em estreia nacional

+ Trabalha nas artes? O Criatório vai atribuir bolsas de 15 mil e 20 mil euros

Últimas notícias

    Publicidade