[title]
Uma parte do edifício do Fórum da Maia conta agora com uma cobertura verde, um projecto integrado no Baze, laboratório vivo para a descarbonização. Este pequeno jardim é composto por vegetação maioritariamente autóctone e com espécies que promovem a biodiversidade.
São várias as vantagens da "introdução das coberturas verdes nas cidades", lê-se no site do Município da Maia. Entre elas, "a retenção de precipitação e atraso do pico de cheia, o isolamento térmico, a protecção e aumento do tempo de vida da impermeabilização, a criação de nichos de biodiversidade, a captação de CO2 e produção de oxigénio, associados à melhoria da paisagem urbana e valorização dos edifícios".
O projecto e obra de arquitectura paisagista ficou a cargo da Neoturf, que optou por "um desenho simples e naturalista com foco na promoção da biodiversidade, que maximiza as zonas de vegetação e permite a visita esporádica de visitantes de forma não invasiva". Deu-se prioridade a "espécies autóctones altamente adaptadas ao clima da região e promotoras da biodiversidade, tais como Verbena bonariensis, Thymus serpyllum e Corynephorus canescens", explica a empresa.
Pretende-se que esta cobertura funcione como um "laboratório vivo" e, para isso, foram instalados sensores térmicos e de humidade, assim como uma estação meteorológica. O projecto conta ainda com "a utilização de um sistema de cobertura verde de design ecológico e produção 100% nacional, baseado em aglomerados de cortiça expandida".
Este espaço pode ser visitado mediante agendamento prévio, através de email (baze@cm-maia.pt), ou sem marcação, ao terceiro domingo de cada mês. O Município da Maia vai organizar visitas guiadas para quem pretender conhecer com maior detalhe este tipo de soluções e os "benefícios ambientais, financeiros e sociais que representam" – para isso, preencha este formulário.
Mais para fazer na Maia:
+ Os amigos de quatro patas têm dois novos parques na Maia
+ Na antiga estação da Maia, um restaurante renasceu das cinzas
+ Há novas obras de arte urbana no Ecocaminho da Maia
+ UIVO: a ilustração está de volta à Maia com exposições e oficinas
+ Maia ganha rede de percursos pedonais e cicláveis com 203 km
+ Aterro da Maia vai ser encerrado e convertido em espaço verde