Notícias

No Batalha, a retrospectiva dedicada a Almodóvar começa entre Paredes

De 21 de Março a 9 de Julho, o Batalha Centro de Cinema acolhe “A Paixão de Almodóvar”, nome da retrospectiva dedicada ao cineasta espanhol que arranca com duas sessões dedicadas a Marisa Paredes.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Tudo Sobre a Minha Mãe
©DR'Tudo Sobre a Minha Mãe'
Publicidade

São mais de 40 os filmes assinados por Pedro Almodóvar, aclamado cineasta espanhol que no ano passado viu estrear a sua primeira longa-metragem falada em inglês: O Quarto Ao Lado, vencedor do Festival de Veneza e interpretado por Julianne Moore e Tilda Swinton. É ao mais aclamado cineasta espanhol que o Batalha Centro de Cinema apresenta a mais completa retrospectiva em Portugal dedicada à sua obra, entre os grandes sucessos e produções menos conhecidas. Uma iniciativa que dá pelo nome "A Paixão de Almodóvar".

A programação completa ainda não é conhecida, mas as primeiras sessões destacam o talento de Marisa Paredes, uma das musas de Almodóvar, que morreu no passado dia 17 de Dezembro. Numa dessas sessões será exibido o filme Tudo Sobre a Minha Mãe (1999), vencedor do vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Uma comédia dramática sobre uma mulher que anda à procura do pai do filho que morreu, para encontrar uma travesti chamada Lola. Os temas de identidade e sexualidade estão muito presentes na sua obra, ao longo da qual destacou vários talentos femininos e histórias de mulheres. Depois, a 23 de Março, será exibido Tacones lejanos (1991), o primeiro filme de Marisa Paredes como protagonista de um filme de Almodóvar.

Ao todo, o programa inclui 23 longas-metragens estreadas desde 1980, incluindo algumas obras menos conhecidas, como Laberinto de pasiones (1982), assim como uma selecção de curtas-metragens do cineasta. A programação completa é divulgada a 28 de Janeiro.

"A Paixão de Almodóvar". Batalha Centro de Cinema. Praça da Batalha, 47. Bilhete normal: 5€

Este é o nosso Império Romano: siga-nos no TikTok

📻 Antigamente é que era bom? Siga-nos no Facebook

Últimas notícias

    Publicidade