[title]
Engane-se quem pensa que o vinho é o único protagonista do Douro. Agosto é o grande mês da produção dos carnudos, suculentos e de sabor único tomates coração de boi e a tradição é para cumprir: o festim que celebra e promove este produto está de regresso. Há pratos inspirados neste fruto servidos em vários restaurantes do Douro, bem como um concurso para eleger os melhores tomates produzidos nas hortas da região.
A 23 de Agosto na Casa Mateus, em Vila Real, realiza-se mais uma edição do Concurso do Tomate Coração de Boi do Douro, uma competição itinerante que vai colocar à prova, a partir das 14.30, os melhores tomates coração de boi produzidos nas tradicionais hortas do Douro. Os produtos vão ser avaliados por um grupo de referência, enólogos, jornalistas e outros profissionais da área da gastronomia. Mais tarde, às 18.30, há um jantar volante com produtores de vinhos e uma mesa de sabores à volta do tomate e vinhos das quintas concorrentes. A inscrição custa 60€ e deve ser feita via email (greengrape@greengrape.pt).
Já no dia 24 de Agosto (às 17.30), em parceria com o Projeto Capella, realiza-se a Festa do Tomate na Capela Barroca de Arroios, nos arredores de Vila Real, onde será possível comprar tomate coração de boi, petiscar e degustar vinhos do Douro. O objectivo é promover os produtos autóctones e tradicionais da região vinhateira Património da Humanidade e de Trás-os-Montes. Ao longo de todo o mês de Agosto, há ainda 22 restaurantes da região que vão incluir na sua ementa os mais variados pratos inspirados neste fruto.
Uma edição com novidades
A nona edição deste evento conta ainda com duas novidades. Uma delas é o lançamento do livro Tomate Coração de Boi do Douro – A outra riqueza do vale mágico, uma obra que reconhece e aborda o papel dos produtos agrícolas tradicionais no desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
Outra das novidades é a presença de Erika Zandonai, especialista na defesa e promoção de produtos tradicionais, nomeadamente do tomate. A italiana vai partilhar a sua experiência no tratamento e transformação deste fruto através de um workshop no dia 22 de Agosto na Casa de Mateus, sendo este o primeiro momento de internacionalização do projecto de valorização do tomate coração de boi.
Os restaurantes que vão ter pratos inspirados no tomate coração de boi:
- Chaxoila (Vila Real)
- Cantina de Ventozelo (São João da Pesqueira)
- Toca da Raposa (São João da Pesqueira)
- Bons Tempos (Vila Real)
- Bomfim 1896 by Pedro Lemos (Pinhão)
- Cozinha da Clara (Pinhão)
- The Wine House (Lamego)
- Família Geadas, Bistrô Terrace (Armamar)
- Calça Curta (Foz do Tua)
- Taberna do Carró (Torre de Moncorvo)
- Seixo by Vasco Coelho Santos (Tabuaço)
- Cêpa Torta (Alijó)
- S.Luíz by Vítor Oliveira (Tabuaço)
- O Lagar (Torre de Moncorvo)
- Doc (Armamar)
- Quinta do Portal (Sabrosa)
- Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira)
- Cais da Villa (Vila Real)
- Vale de Abraão, Six Senses (Lamego)
- Flor de Sal (Mirandela)
- Rabelo | Vintage House Hotel (Pinhão)
- Castas e Pratos (Peso da Régua)
+ Em Novembro, o Guimarães Jazz recebe os trompetes de Ambrose Akinmusire e Wadada Leo Smith
+ Feira do Livro leva centenas de actividades aos jardins do Palácio de Cristal