[title]
O São Martinho quer-se à volta da fogueira, com muitas castanhas assadas na barriga. O hotel Torel Avantgarde propõe-lhe uma abordagem diferente da tradição. O convívio continua a ser em redor do fogo, é certo, mas a comida estará à responsabilidade de diversos chefs de cozinha, já com cartas dadas. Assim sendo, neste fim-de-semana de São Martinho, o anfitrião João Figueirinhas convida Rodrigo Cardoso (Peixe no Mercado), Lídia Brás (Stramuntana), o chef irlandês Harry Quinn (Pichet, em Dublin) e ainda a dupla Rodrigo Cláudio e Sara Soares, fundadores da marca de pastelaria vegan CAOS, para dois dias de cozinha de fogo.
“É um evento que junta cozinheiros, produtores e parceiros locais em torno de uma ideia: cozinhar de forma consciente, utilizando todos os elementos do ingrediente”, conta o chef do Tenro by Digby, restaurante do hotel. Sabe-se que a ementa será centrada na carne de porco, utilizada na sua totalidade, mas apenas um prato foi revelado: a bifana com tupinambor em bun de batata-doce, de João Figueirinhas, servida em ambos os dias.
O URO - Gastro Fire Sessions conta ainda com um mercado sustentável, o Urban Market Green, de entrada livre, onde vão estar representadas várias marcas locais das áreas de moda, joalharia e decoração.
O evento acontece no vistoso terraço do Torel Avantgarde, que recebeu recentemente o prémio de Melhor Hotel de 5 Estrelas em Portugal, pelos Publituris Portugal Travel Awards. Os bilhetes já estão disponíveis. O normal tem o custo de 55€ e inclui cinco momentos gastronómicos e quatro bebidas. O premium (75€) contém mais uma degustação. Em ambos os casos, as castanhas estão garantidas. Quentes e boas.
+ Quentes e boas. Saiba onde encontrar castanhas assadas no Porto
+ No Cervelogia, Braga come francesinhas “mais à moda do Porto” (e muito schnitzel)