[title]
Numa antiga cave de vinho do Porto Kopke, localizada na encosta de Vila Nova de Gaia, foi erguida a nova unidade hoteleira do grupo Tivoli em Portugal. Chama-se Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, tem abertura prevista para Fevereiro (as reservas estão disponíveis a partir do dia 1) e traz uma novidade fresquinha: o chef espanhol Nacho Manzano, com três estrelas Michelin, será o responsável pela oferta gastronómica nos dois restaurantes deste hotel.
Nascido em 1971 numa pequena cidade das Astúrias, em La Salgar, Nacho Manzano começou a trabalhar no restaurante da sua família e acabou por desenvolver “uma profunda ligação com os sabores e tradições da sua terra natal”, refere o grupo hoteleiro em nota de imprensa. O chef transformou a Casa Marcial, restaurante local e casa de família, num dos restaurantes mais aclamados de Espanha e detentor do feito raro de três estrelas Michelin.
A sua experiência culinária chega agora aos restaurantes do Kopke Porto Gaia, com especial destaque para o 1638 Restaurant & Wine Bar by Nacho Manzano, “onde o menu de degustação celebrará a alta gastronomia em combinação com os vinhos mais premiados da Kopke”, e ao Boa Vista Terrace by Nacho Manzano, que traz um conceito de partilha casual, com vistas panorâmicas sobre o rio Douro e a cidade do Porto.
“O Norte de Portugal e o Norte de Espanha partilham não só o clima e o carácter, mas também uma essência culinária semelhante, que adoro misturar para um apelo local e internacional combinado. Enraizados na tradição e na modernidade, os menus que iremos apresentar baseiam-se em ingredientes de primeira qualidade, numa profunda herança culinária e num espírito universal. Sem esquecer que os vinhos terão um papel especial, combinando a pureza da cozinha clássica com a elegância dos vinhos Kopke”, refere Nacho Manzano, citado em comunicado. O chef espanhol vai também assinar os menus de banquetes para eventos no hotel.
Um hotel que junta a história do Tivoli e o legado da Kopke
A construção de uma nova unidade hoteleira do Tivoli foi anunciada em Setembro do ano passado, sendo que a empreitada contou com um investimento de cerca de 50 milhões de euros da Sogevinus. Segundo o grupo Tivoli Hotels & Resorts, o novo projecto na margem Sul do rio Douro, com vista panorâmica para a cidade do Porto, promete “estabelecer um novo padrão da hotelaria de luxo na região norte de Portugal, combinando a herança de 91 anos de história da marca Tivoli com o legado único da Kopke, a Casa de Vinho do Porto mais antiga do mundo, fundada em 1638”.
O hotel de cinco estrelas vai ter 150 quartos, incluindo dez suítes, dois restaurantes, três bares (um deles no rooftop e com vista para o rio), duas piscinas, um ginásio, um spa – onde as terapias serão personalizadas, inspiradas pelo destino e pelos seus elementos naturais – e instalações para eventos totalmente equipadas, com seis salas de reuniões e nove mil metros quadrados de jardins exteriores. A cave de vinho do Porto Kopke, adjacente ao hotel, “será uma das atrações mais exclusivas, permitindo aos hóspedes desfrutar de uma experiência imersiva no mundo do mais reconhecido vinho generoso – o Porto”.
Rua do Barão de Forrester, 69, Vila Nova de Gaia. 224 105 600
+ Casa de Pasto da Palmeira tem nova carta e novo piso com vista para o Douro
+ Imagine sete chefs com estrela Michelin a cozinhar para si? Vai acontecer no Vinha