[title]
Quem diria que em pouco mais de 90 mil quilómetros quadrados cabem alguns dos mais apetecíveis sítios para viver, andar, comer, relaxar e brindar? O Príncipe Real, em Lisboa, e o Bonfim, no Porto, figuram no ranking dos 38 bairros mais cool do mundo. Os bairros eleitos foram escolhidos a dedo pelos jornalistas e especialistas locais da Time Out espalhados mundo, que contaram com a opinião e colaboração de milhares de leitores e residentes. O bairro alfacinha ficou em oitavo lugar e o portuense Bonfim em 30.º. A pole position foi para Notre-Dame-du-Mont, em Marselha, França.
Situado entre a Baixa e a zona Oriental da cidade – uma das zonas culturalmente mais promissoras da cidade – o Bonfim é visto como o “último reduto portuense”, onde o turismo ainda não chegou em massa e a população vive numa animada e funcional simbiose com o comércio ali estabelecido há várias décadas. Ainda é possível encontrar mercearias, lojas de arranjos de costura, talhos ou pastelarias à moda antiga, vivos e de boa saúde, sobretudo na Avenida de Rodrigues de Freitas, uma das suas principais artérias.
Mas não pense que o Bonfim ficou parado no tempo. Isso não podia estar mais longe da verdade. São muitos os novos negócios que aqui encontraram o local ideal para dar os primeiros passos, como a Aquela Kombucha Taproom. O Bonfim é também casa de boas e premiadas propostas gastronómicas, como o Euskalduna Studio, com uma estrela Michelin, ou o clássico Rogério do Redondo com a sua comida tradicional. Além de acolher diversas galerias de arte, a sua noite tem vindo a ganhar expressão à conta de bares cheios de carisma e boa música, como o Terraplana, o Donau ou o Fiasco.
Além de tudo isto, o Bonfim tem ainda uma animada agenda cultural. Até dia 20 de Outubro, a Avenida Rodrigues de Freitas recebe, todos os domingos e de forma gratuita, o evento A Rua é Nossa, que junta jogos, actividades desportivas, dança e artes performativas ao ar livre, ao longo de todo o dia.
Volta ao mundo em 38 bairros
Pelo sétimo ano consecutivo, a Time Out elegeu os melhores bairros por onde andar. No pódio, a fazer companhia a Notre-Dame-du-Mont – outrora conhecido como o "bairro dos artistas" de Marselha, com um "espírito rebelde", "becos coloridos, ruas cobertas de grafitis" e "avenidas ladeadas por plátanos" – estão Mers Sultan, em Casablanca (Marrocos), e Pererenan, em Bali (Indonésia).
No top 10 constam ainda bairros em Seul (Coreia do Sul), Portland (EUA), Bristol (Reino Unido), Sydney (Austrália) ou Rio de Janeiro (Brasil).
No site da Time Out Global, encontra a lista completa, bem como um pequeno roteiro para um dia perfeito em cada um dos bairros escolhidos para 2024.