Notícias

"O Coliseu é nosso" há 30 anos e há mais de 160 espectáculos para o celebrar

Há 30 anos nasceu a Associação Amigos do Coliseu do Porto, que saiu à rua para recuperar a emblemática sala de espectáculos. A festa de aniversário tem um programa de arromba.

Ana Catarina Peixoto
Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Coliseu do Porto
JOAO OCT PEIXOTO | Coliseu do Porto
Publicidade

Foi em 1995 que um movimento popular saiu à rua para impedir a perda do Coliseu do Porto a favor de um culto religioso. "O Coliseu é nosso!", gritou-se então, entre as centenas de pessoas que ali marcaram presença em defesa da sua sala de espectáculos. Foi a partir deste activismo que nasceu a Associação Amigos do Coliseu do Porto, conseguindo que este polo cultural tão importante ficasse nas mãos da cidade. Não é, por isso, surpreendente que os 30 anos da refundação do Coliseu do Porto sejam celebrados com pompa e circunstância. De concertos a espectáculos de comédia, projectos de activismo, ópera e espectáculos infanto-juvenis, a programação tem mais de 160 espectáculos em cartaz.

Comecemos pelos 30 anos. O Coliseu do Porto vai lançar um livro que conta ao detalhe este capítulo “que melhor define o amor de uma cidade pelos seus símbolos e pelo seu património material e imaterial, com toda a história do que aconteceu naquele Verão quente”, referem em nota de imprensa. Está também agendado um concerto evocativo do espectáculo “Todos Pelo Coliseu”, que teve lugar em Setembro de 1995, e que vai trazer grandes nomes e vozes da música portuguesa, com o cartaz a ser anunciado em breve. 

Manifestação em defesa do Coliseu do Porto
DRManifestação em defesa do Coliseu do Porto

Do Coliseu para a rua, o mais recente Clube de Teatro Activista criado nesta sala de espectáculos, orientado pelo actor Pedro Lamares, vai também apresentar ao longo do ano "manifestações artísticas que dão corpo a um manifesto feito de arte e de activismo", tão inerente à existência do Coliseu. 

Uma agenda com mais de 160 espectáculos

Entre os vários eventos programados para este ano está um concerto de JP Simões, que homenageia José Mário Branco no dia 23 de Abril. A 24 de Outubro, Os Suspeitos by Mr November, cooperativa dedicada a agitar a cena musical indie do Porto, apresentam no Salão Ático concertos intimistas de bandas nacionais e internacionais alternativas, como J.Bernardt, projecto a solo do vocalista da banda belga Balthazar (6 de Abril), e Goodwin, a voz dos britânicos The Slow Show (24 de Outubro).

O mês de Maio será dedicado às danças e ritmos urbanos, com a competição The Colosseum Battle & Night Groove. Oito bboys e bgirls, que passaram pelos Jogos Olímpicos, vão defrontar-se num espectáculo de breaking, hip-hop e locking, ao ritmo de um DJ e sob o olhar atento de um júri internacional. À noite, haverá festa com Night Groove, numa viagem aos sons do funk, soul e disco, com DJ sets e música ao vivo.

JP Simões
@ Tiago Fezas VitalJP Simões

Já no segundo semestre do ano, o circo volta a ocupar o palco do Coliseu, com a estreia no Porto de Eu Quero é andar de Carrinhos de Choque, uma criação do INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo, que reflecte sobre o circo como espelho da identidade colectiva. O já habitual Circo de Natal do Coliseu está também de regresso no final do ano. 

20 anos de concertos Promenade, ópera e curtas-metragens

A programação para este ano conta ainda com a estreia de uma nova produção da ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, a 10 de Outubro, pela Ópera na Academia e na Cidade, dirigida pelo maestro Ferreira Lobo. Já a 12 de Setembro, a Banda Sinfónica Portuguesa faz a sua rentrée, com um espectáculo que revisita as melhores músicas da Broadway. 

Também em 2025, o Coliseu do Porto assinala os 20 anos dos Concertos Promenade, que todos os meses levam música clássica aos mais novos. O novo ciclo de concertos começa a 23 de Março, com a Sinfonia nº 6 Patética, última obra escrita por Tchaikovsky, e até ao final do ano haverá sete concertos, incluindo um espectáculo de Jorge Palma, que vai tocar algumas das suas canções com orquestra e dar a conhecer as suas obras clássicas favoritas.

Ópera 'Die Fledermaus'
Nuno SeabraÓpera 'Die Fledermaus'

E por falar em mais novos, a programação infanto-juvenil também conta com vários eventos, desde o espectáculo da dupla O Som do Algodão, nos dias 6 de Abril, 21 de Setembro e 2 de Novembro, às oficinas de Verão e à montagem de um teatro de sombras.

O Coliseu destaca ainda o regresso de festivais como o Shortcutz que, entre 16 e 20 de Junho, vai promover curtas-metragens no Salão Ático do Coliseu, mas também o IndieJúnior; o Trengo - Festival de Circo do Porto; e ainda O Meu Primeiro FITEI.

Já na agenda de acolhimentos de espectáculos, o calendário vai sendo preenchido com artistas nacionais, como Blasted Mechanism, Táxi, Bispo, Lon3r Johny, Samuel Úria, Fernando Tordo, Os Azeitonas e Excesso; e nomes internacionais, como Feid, Vanessa da Mata, Simone, Gipsy Kings, Adriana Calcanhotto (na versão Partimpim), entre outros. Há ainda vários espectáculos de teatro, musicais, stand up comedy e o já tradicional Circo de Natal do Coliseu do Porto. A programação completa pode ser consultada na página do Coliseu, sendo actualizada ao longo do ano.

+ Na 9ª edição do Dias da Dança contam-se histórias de migração, trabalho e género

+ Trevobox. O fenómeno das encomendas perdidas chegou ao Grande Porto

Últimas notícias
    Publicidade