[title]
Para que a festa seja em grande, o Dia Nacional dos Centros Históricos, que se celebra oficialmente a 28 de Março (este ano calha a uma terça-feira), vai ser antecipado para sábado, dia 25. Só assim será possível tirar proveito das 59 actividades que irão animar o Porto nesse dia, entre visitas guiadas, exposições, oficinas e espectáculos de música, teatro, dança e muito mais.
Entre as 09.00 e as 19.00, diversas instituições públicas, como museus, monumentos e igrejas, entre outros, vão estar de portas abertas à comunidade. O Museu Guerra Junqueiro, por exemplo, vai receber as oficinas Linha do Céu, onde “entre linhas, formas e cores” se constrói “uma paisagem contemporânea de um Porto antigo”. Orientada pelo Colectivo Arisca, é destinada aos mais pequenos, com mais de três anos. Para os mais velhos, está pensado o Rabiscar o Porto - Urban Sketching, que terá lugar junto aos Clérigos e no Miradouro da Vitória.
Uma peça de teatro chamada Carilló, encenada pela companhia espanhola La Tal, no Terreiro da Sé; um espectáculo de dança pela Escola de Ballet do Porto, que acontecerá no Palácio das Artes, no Largo de São Domingos; e animação de rua com estátuas vivas, que irão estar a representar profissões de outros tempos – como uma varina, um pescador, uma camponesa e um camponês –, serão algumas das iniciativas com as quais poderá contar. Será também neste largo que se irão realizar grande parte dos concertos pensados para este dia.
Quanto às visitas guiadas, há muito para ver. O Palácio da Bolsa, a Igreja e a Torre dos Clérigos, o Museu do Vinho do Porto, a Casa do Infante, o Museu Guerra Junqueiro, a Cooperativa Árvore, o Museu dos Transportes e Comunicações, o Teatro Nacional São João e o Mosteiro de São Bento da Vitória são alguns dos espaços que se irão juntar à iniciativa.
E agora que a Primavera está a chegar, as actividades ao ar livre são mais do que bem-vindas. O Dia Nacional dos Centros Históricos conta ainda com uma série de eventos ao ar livre, entre pedipapers e visitas que passam, por exemplo, pelos caminhos medievais rumo a Santiago de Compostela. Fique a par da programação completa aqui, já que algumas actividades requerem inscrição prévia.