[title]
No Passeio das Fontainhas, no muro de sustentação ao viaduto de Duque Loulé, nasceu um novo mural em homenagem à maior festa do Porto, num ano em que ainda não a podemos celebrar como gostaríamos. O trabalho nasceu das mãos e da imaginação da ilustradora Mariana Malhão, co-fundadora da galeria Senhora Presidenta. Foi inaugurado nesta quarta-feira, com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
A partir de uma encomenda da Câmara Municipal e da Ágora – Cultura e Desporto, a artista foi desafiada a criar, livremente, uma visão pessoal sobre esta festa e a memória de um povo. Ao seu dispor teve uma parede branca de 40 metros de comprimento por 10 metros de altura, que agora traz um novo colorido às Fontainhas.
A parede, que marca a parte final do parque de estacionamento de Duque de Loulé, conta com figuras e personagens reconhecíveis por todos os portuenses. “Decidi adaptar o meu desenho ao tema, nunca tinha feito nada a partir da ideia do São João, mas tinha feito já um workshop de balões com o Luciano Brito [mestre baloeiro brasileiro, actualmente a residir no Porto]. Parece que estes balões também são uma tradição no Brasil. E esse acabou por ser o primeiro desenho que apareceu”, disse Mariana Malhão, citada pelo portal municipal Ágora.
O balão é o elemento em evidência no mural. “A partir dessa base, decidi criar as personagens, como se elas fossem a luz e cor da festa. São os ícones de São João que iluminam a noite”, uma noite “muito luminosa”, acrescenta a artista.
+ Novo mural do Porto é uma homenagem às aguadeiras
+ No Porto, há um novo mural que é um poema visual
+ O novo mural do Porto é uma homenagem às camélias
+ Quatro ilustradoras independentes do Porto que tem de conhecer
Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal