Notícias

O novo mural do Porto é uma homenagem às camélias

A flor mais acarinhada pelo Porto está agora representada num mural dedicado às camélias, na Rua Antero de Quental, da autoria de Nuno Palhas (Third).

Jornalista de Música, Time Out Porto
Publicidade

A Rua Antero de Quental está mais bonita. Na lateral de um edifício no cruzamento com a Rua de Damião de Góis, foi pintado um mural que eterniza as camélias em forma de obra de arte. Perante a impossibilidade de realizar a tradicional Exposição de Camélias na cidade, o município convidou o artista Nuno Palhas, que assina nas paredes como Third, a criar um mural inspirado pela flor mais icónica da cidade.

'Casa das Camélias' de Third
© dsmotionframes'Casa das Camélias' de Third

Casa das Camélias é "a representação do espaço habitado por um apaixonado pela flor, que navegou desde o continente asiático até ao Porto". Os elementos representados "guiam-nos nessa história, que decorre no período de floração da camélia. O ambiente estival, caloroso e acolhedor surge em continuum com a cidade do Porto, que a cada florir nos encanta", explica a nota descritiva da obra.

Trata-se de um convite para "todos os que sentem a urgência do florir da Primavera e do despontar do novo". "É um convite ao encanto e à vida que pulsa lá fora e dentro de cada um. É um convite sem saudosismos, que já vem livre dos dias confinados do Inverno, não para relembrar o que era antes, mas sim o que é sempre. Este é um convite romântico, do Porto para o Porto, de mim para todos, para partilharmos o mesmo espaço sob o mesmo céu, a cada dia com um olhar novo, resignificado pela emoção do momento."

'Casa das Camélias' de Third
© dsmotionframesO mural é da autoria de Nuno "Third" Palhas

Nuno 'Third' Palhas nasceu em 1979 em Vila Nova de Gaia. Desde cedo demonstrou interesse pela cultura hip-hop, mas extravasa os limites mais enraizados no conceito de arte urbana. A sua criatividade é expressa através do graffiti, ilustração, modelação 3D, design têxtil, entre outras áreas que lhe despertem o interesse. A inspiração nasce das vivências do quotidiano, imerso na cultura urbana. O seu estilo privilegia a representação de estruturas tridimensionais, com um cunho de realismo.

+ As novas intervenções de arte urbana no Porto

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Continua apaixonado pelo Porto? Participe no Time Out Index e conte-nos o que sente pela sua cidade

Últimas notícias

    Publicidade