[title]
Depois do Mira Mira, em Vila Nova de Gaia, ter anunciado o seu fecho em Dezembro – e que tinha o chef Ricardo Costa a comandar a cozinha –, é a vez do Semea, o restaurante do Grupo Euskalduna, de Vasco Coelho Santos, fechar portas. Em comunicado, e numa publicação nas redes sociais, foi anunciada uma "uma pausa estratégica de preparação do futuro". Num espaço de um mês este é assim o segundo restaurante de um chef com estrela Michelin a encerrar no Grande Porto.
“Estamos numa fase em que queremos parar e pensar o projecto. Aquele sítio é muito difícil, especialmente pela sua localização. É um local bonito, mas que desgasta muito. Até a própria proximidade ao rio acaba por desgastar o edifício, que estava a precisar de obras, de uma renovação”, conta Vasco Coelho Santos, por telefone, à Time Out, acrescentando que esta foi a altura ideal para a tomada da decisão porque “vem aí o guia [Michelin] e, enquanto espaço Bib Gourmand [distinção dada a restaurantes com a melhor relação qualidade/preço], seria confuso mantê-lo aberto”.
Apesar de ainda não haver um local definido – que, segundo o chef, pode ser em qualquer ponto da cidade –, o desejo é reabrir o restaurante até ao Verão, "lá para Maio ou Junho". "Queremos recolocar o Semea, mas ainda não sabemos onde. Não queremos um sítio tão pequeno como o da rua das Flores, nem tão grande como o do Cais das Pedras”, diz, sublinhando que o Inverno no Semea era difícil. “Como a casa era grande, precisava de mais movimentação para se tornar rentável. E nós pensámos em muitas hipóteses antes de o fechar, como criar uma glass house na parte exterior virada para o rio. Mas será que iria compensar?”
O Semea by Euskalduna abriu na rua das Flores em 2018 e mudou-se para a beira-rio três anos depois. A aposta numa cozinha de fogo, nos clássicos trazidos do estrelado Euskalduna (como a tarte de chalota e a rabanada) e a utilização de produtos locais e sazonais, tornaram-no numa referência gastronómica da cidade. A sua pausa estratégica será para “ter tempo para pensar e fazer coisas novas, e regressar mantendo o mesmo estilo”.
Tanto Vasco Coelho Santos como Ricardo Costa fazem parte da ala dos chefs no Time Out Market Porto, inaugurado em Maio do ano passado.
+ O Salgado faz anos e a festa vai ser de arromba
+ A Socorro é um pequeno oásis no meio do Porto. E comemora dois anos em Janeiro