[title]
Finda a festa de pré-abertura que aconteceu na noite desta quinta-feira, 2 de Maio, – que contou com um DJ set dos gémeos Ivan Carlo & Filippo Lippi e um showcase da Capicua e aproveitou ainda para celebrar os 14 anos da revista Time Out Porto – as portas do novo Time Out Market abrem-se de par em par às 12.30 para receber o público sedento de novidade e esfomeado por boa comida.
Já lhe dissemos aqui, tim-tim por tim-tim, o que vai poder encontrar neste espaço emblemático da cidade, na Estação de São Bento, com cerca de dois mil metros quadrados; já lhe contámos também quais são as expectativas dos chefs e até que pratos tem mesmo de pedir. Mas se se sentir perdido no meio de tanta oferta (é que são 11 restaurantes, um bar, uma Sala de Prova e uma loja, num espaço que consegue sentar 690 pessoas sem esforço) nós fazemos-lhe um pequeno roteiro em oito passos, para que possa aproveitar o fim-de-semana como deve ser.
1. Comece por tomar o pequeno-almoço na Padaria Ribeiro
É uma das marcas de panificação mais queridas da cidade. Em funcionamento desde 1878, a Padaria Ribeiro é mestre a fazer pão, bolos, croissants e pastéis de nata, entre muitas outras opções salgadas – das empadas e croquetes às tostas e sanduíches.
2. Vá às compras à Vida Portuguesa
Depois de ter fechado as portas na rua Cândido dos Reis, durante a pandemia, a loja de Catarina Portas, que recupera marcas de antigamente, está de volta. “Nesta loja temos um best of daquilo que vendemos. São produtos escolhidos a dedo para ter um bocadinho de tudo”, diz a dona. Da papelaria à perfumaria, da alimentação ao têxtil, do artesanato aos brinquedos.
3. Descubra o que um chef premiado é capaz de fazer
Na ala dos chefs estão alguns dos cozinheiros mais talentosos e cobiçados do Porto, que somam prémios e estrelas Michelin nos seus currículos. São eles: Vasco Coelho Santos, do Euskalduna Studio; Rui Paula, da Casa de Chá da Boa Nova; Rafaela Louzada, do Gruta e Ricardo Costa, do The Yeatman. Qualquer que seja a sua escolha, temos a certeza de que será bem servido.
4. Caia na tentação de uma sobremesa na Casa Inês
Os filetes de polvo com arroz do mesmo são famosos por toda a cidade, mas as sobremesas de Inês Diniz, cozinheira de mão cheia, também devem ser tidas em consideração. São o remate perfeito de uma boa refeição, por isso, não saia sem provar a aletria ou a rabanada. Ou as duas, até. Fica a dica.
5. Reserve uma prova de vinhos na Sala de Prova
Suba ao topo da famosa torre projectada pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura para admirar as vistas para o casario da Invicta e, claro, para a célebre Torre dos Clérigos, mesmo em frente. Aqui poderá fazer provas de vinhos do Douro e do Porto com a ajuda de Bento Amaral, o enólogo de serviço. Será ele também que irá conduzir as várias degustações temáticas que já estão planeadas (e que poderão ser reservadas online); assim como as harmonizações, workshops, cursos e outros eventos que aqui terão lugar.
6. Partilhe uma tábua com os amigos ao fim do dia
Adoramos petiscar, como já toda a gente sabe. Somos, até, campeões no que toca a conjugar os melhores queijos e enchidos com uma ou outra conserva supimpa e um bom vinho saído de uma cepa bem portuguesa. O Tábua Rasa, a charcutaria de serviço do Time Out Market, vai buscar aos pequenos produtores – dos Açores ao Alentejo, da Serra da Estrela a Trás-os-Montes – o que de melhor eles têm para oferecer. A tábua mista, por exemplo, tem quatro queijos e três enchidos, ambos de diferentes proveniências e curas, e é ideal para acompanhar com um copo de vinho ou um Porto envelhecido.
7. Beba um copo antes de jantar
Com duas frentes de bar, uma voltada para o interior e outra para o exterior, o Time Out Bar tem como missão abastecer os visitantes com cocktails, sangrias, vinhos e licores portugueses, e muita cerveja. Sente-se na esplanada de copo na mão e aprecie o pôr-do-sol da melhor forma.
8. Dê de jantar à família toda
No Time Out Market não faltam opções para toda a família. Dos hambúrgueres do Brusco Burger às pizzas do Okra para a criançada; dos pratos vegetarianos do Fava Tonka para quem não come carne aos preparados do Meia-Nau para os fãs inveterados do melhor peixe e marisco da nossa costa, uma coisa é certa: daqui ninguém sai com fome.
Se ainda ficou com dúvidas sobre o funcionamento do Time Out Market, aqui encontra todas as informações necessárias para uma boa visita. Bom fim-de-semana.
+ Quem é quem? Os espaços e os restaurantes que vai encontrar no novo Time Out Market Porto
+ Conheça os chefs do Time Out Market Porto e o que eles vão andar a preparar