Notícias

O Time Out Market já abriu. Um roteiro em oito passos para o primeiro fim-de-semana

São 11 restaurantes, um bar, uma Sala de Prova e uma loja para explorar de uma ponta à outra.

Mariana Morais Pinheiro
Directora Adjunta, Porto
Time Out Market Porto
©João SaramagoTime Out Market Porto
Publicidade

Finda a festa de pré-abertura que aconteceu na noite desta quinta-feira, 2 de Maio, – que contou com um DJ set dos gémeos Ivan Carlo & Filippo Lippi e um showcase da Capicua e aproveitou ainda para celebrar os 14 anos da revista Time Out Porto – as portas do novo Time Out Market abrem-se de par em par às 12.30 para receber o público sedento de novidade e esfomeado por boa comida. 

Já lhe dissemos aqui, tim-tim por tim-tim, o que vai poder encontrar neste espaço emblemático da cidade, na Estação de São Bento, com cerca de dois mil metros quadrados; já lhe contámos também quais são as expectativas dos chefs e até que pratos tem mesmo de pedir. Mas se se sentir perdido no meio de tanta oferta (é que são 11 restaurantes, um bar, uma Sala de Prova e uma loja, num espaço que consegue sentar 690 pessoas sem esforço) nós fazemos-lhe um pequeno roteiro em oito passos, para que possa aproveitar o fim-de-semana como deve ser.

1. Comece por tomar o pequeno-almoço na Padaria Ribeiro

É uma das marcas de panificação mais queridas da cidade. Em funcionamento desde 1878, a Padaria Ribeiro é mestre a fazer pão, bolos, croissants e pastéis de nata, entre muitas outras opções salgadas – das empadas e croquetes às tostas e sanduíches. 

2. Vá às compras à Vida Portuguesa

Depois de ter fechado as portas na rua Cândido dos Reis, durante a pandemia, a loja de Catarina Portas, que recupera marcas de antigamente, está de volta. “Nesta loja temos um best of daquilo que vendemos. São produtos escolhidos a dedo para ter um bocadinho de tudo”, diz a dona. Da papelaria à perfumaria, da alimentação ao têxtil, do artesanato aos brinquedos.

Sanduíche de leitão - Ricardo Costa
©João SaramagoSanduíche de leitão - Ricardo Costa

3. Descubra o que um chef premiado é capaz de fazer

Na ala dos chefs estão alguns dos cozinheiros mais talentosos e cobiçados do Porto, que somam prémios e estrelas Michelin nos seus currículos. São eles: Vasco Coelho Santos, do Euskalduna Studio; Rui Paula, da Casa de Chá da Boa Nova; Rafaela Louzada, do Gruta e Ricardo Costa, do The Yeatman. Qualquer que seja a sua escolha, temos a certeza de que será bem servido. 

4. Caia na tentação de uma sobremesa na Casa Inês 

Os filetes de polvo com arroz do mesmo são famosos por toda a cidade, mas as sobremesas de Inês Diniz, cozinheira de mão cheia, também devem ser tidas em consideração. São o remate perfeito de uma boa refeição, por isso, não saia sem provar a aletria ou a rabanada. Ou as duas, até. Fica a dica.

Sala de Prova
©João SaramagoSala de Prova

5. Reserve uma prova de vinhos na Sala de Prova

Suba ao topo da famosa torre projectada pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura para admirar as vistas para o casario da Invicta e, claro, para a célebre Torre dos Clérigos, mesmo em frente. Aqui poderá fazer provas de vinhos do Douro e do Porto com a ajuda de Bento Amaral, o enólogo de serviço. Será ele também que irá conduzir as várias degustações temáticas que já estão planeadas (e que poderão ser reservadas online); assim como as harmonizações, workshops, cursos e outros eventos que aqui terão lugar.

6. Partilhe uma tábua com os amigos ao fim do dia

Adoramos petiscar, como já toda a gente sabe. Somos, até, campeões no que toca a conjugar os melhores queijos e enchidos com uma ou outra conserva supimpa e um bom vinho saído de uma cepa bem portuguesa. O Tábua Rasa, a charcutaria de serviço do Time Out Market, vai buscar aos pequenos produtores – dos Açores ao Alentejo, da Serra da Estrela a Trás-os-Montes – o que de melhor eles têm para oferecer. A tábua mista, por exemplo, tem quatro queijos e três enchidos, ambos de diferentes proveniências e curas, e é ideal para acompanhar com um copo de vinho ou um Porto envelhecido. 

Tábua mista do Tábua Rasa
©DRTábua mista do Tábua Rasa

7. Beba um copo antes de jantar

Com duas frentes de bar, uma voltada para o interior e outra para o exterior, o Time Out Bar tem como missão abastecer os visitantes com cocktails, sangrias, vinhos e licores portugueses, e muita cerveja. Sente-se na esplanada de copo na mão e aprecie o pôr-do-sol da melhor forma.

8. Dê de jantar à família toda

No Time Out Market não faltam opções para toda a família. Dos hambúrgueres do Brusco Burger às pizzas do Okra para a criançada; dos pratos vegetarianos do Fava Tonka para quem não come carne aos preparados do Meia-Nau para os fãs inveterados do melhor peixe e marisco da nossa costa, uma coisa é certa: daqui ninguém sai com fome.

Arroz de marisco do Meia-Nau
©João SaramagoArroz de marisco do Meia-Nau

Se ainda ficou com dúvidas sobre o funcionamento do Time Out Market, aqui encontra todas as informações necessárias para uma boa visita. Bom fim-de-semana.

+ Quem é quem? Os espaços e os restaurantes que vai encontrar no novo Time Out Market Porto

+ Conheça os chefs do Time Out Market Porto e o que eles vão andar a preparar

Últimas notícias

    Publicidade