[title]
Os Passos Perdidos do Palácio da Justiça, no Porto, vão receber uma exposição evocativa do centenário do nascimento de Júlio Resende, segundo informações avançadas à Lusa por Victor Costa, presidente da fundação com o nome do pintor. A mostra vai decorrer entre 30 de Maio e 31 de Agosto.
Na origem da exposição esteve um convite de Ataíde das Neves, presidente do Tribunal da Relação do Porto, com o objectivo de “enquadrar uma homenagem a Júlio Resende na acção cultural” que o magistrado pretende que “o tribunal tenha com a cidade”.
Surge assim a mostra Júlio Resende: Arte e Justiça – A Relação com a Cidade, aproveitando “obras de frescos, painéis cerâmicos e vitrais” que o artista tem em Penafiel, Vagos, Lisboa, Porto e Anadia. Estas vão ser apresentadas na exposição em forma de fotografias.
Sobre os painéis, há ainda a dizer que, pela primeira vez, vão ser exibidos estudos preparatórios com “um desenho em tamanho natural, de 3,36 x 5,40 metros, em carvão, que reproduz o fresco do painel em Penafiel”. “Uma secção em que são mostrados alguns trabalhos do Porto e da relação do pintor com a cidade e com a Ribeira”, parte do acervo da Fundação Júlio Resende, completa a mostra.
+ Quatro loucos em fuga e muito mais no Serralves em Festa
+ Siza Vieira será responsável pelo projecto de recuperação do Mosteiro de Leça do Balio