[title]
O Castelo de Santa Maria da Feira é uma obra emblemática da arquitectura medieval portuguesa de tipo militar, que espelha a diversidade de recursos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI. Foi fundamental em todo o processo de reconquista e de autonomia do Condado Portucalense, quando o alcaide deste castelo, Pêro Gonçalves de Marnel, tomou o partido de D. Afonso Henriques contra D. Teresa e o conde de Trava.
Ao longo dos séculos, foi alvo de obras que ajudaram a manter o seu carácter monumental e que ainda continuam. O Município de Santa Maria da Feira aprovou esta segunda-feira em reunião de câmara um projecto de "consolidação estrutural", devido à "necessidade urgente de conter a ruína do Paço do Castelo e evitar a derrocada de determinados sectores da muralha".
Segundo o comunicado, a necessidade deste projecto foi "comprovada pela análise e identificação de movimentos estruturais e fissuras de dimensão considerável no ex-líbris feirense". Ao mesmo tempo, constitui uma oportunidade de promover a investigação e valorização do conhecimento acerca da evolução daquelas estruturas e da natureza e sequência de ocupação histórica dos espaços adjacentes.
A estimativa orçamental para a obra situa-se nos 580 mil euros, incluindo trabalhos como intervenções na muralha sudoeste e nas ruínas do palácio, limpeza geral e correcção de fissuras, entre outros.
+ Cinco castelos para conhecer no Porto e arredores
+ Leia aqui a edição online e gratuita da Time Out Portugal desta semana