[title]
O Parque das Serras do Porto é composto por seis serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas –, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. É um refúgio que pode ser explorado a pé ou de bicicleta, por entre serras e rios, aldeias quase intocadas pela urbanidade e construções arqueológicas que convidam a fugir da azáfama citadina.
De forma a promover o contacto com a natureza, a Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto vai organizar 11 caminhadas guiadas pela rede de percursos pedestres, ao ritmo de uma por mês (com a excepção de Agosto). A próxima está marcada para sábado, 19 de Fevereiro, às 09.00, e vai levar à descoberta do Trilho de Alvre, em Aguiar de Sousa, Paredes. A inscrição é gratuita e deverá ser feita através deste formulário.
Com 4,9 km de dificuldade média, o Trilho de Alvre tem início na Senhora do Salto e revela o contraste entre a serra e a área ribeirinha. Além da flora e fauna, vai poder observar técnicas tradicionais de construção em xisto, materializadas nos muros de divisão de terrenos ou sustentação de terras, nos moinhos junto às linhas de água e nas casas de pátio fechado.
Nota: notícia actualizada a 14-02-2022.
+ 14 passeios para fazer na natureza
+ Há novos passadiços no Minho para descobrir a Cascata do Fojo
+ Valongo inaugura percurso de 30 km com baloiços e tronos romanos