[title]
O projecto “Pedalar sem idade” é uma ideia de Sílvia Freitas inspirada no “Cycling Without Age”, um projecto dinamarquês de Ole Kassow que oferece liberdade a idosos e crianças com necessidades educativas.
Sílvia assistiu ao congresso “O futuro dos lares e os lares do futuro”, onde Ole Kassow era um dos convidados, e decidiu avançar com um projecto que se enquadrasse na linha de acção humanitária do Rotary Club Porto Portucale, que pudesse servir de "inspiração e alavancar mudanças com impacto duradouro na vida das pessoas".
Este projecto consiste em levar pessoas incapacitadas a dar um passeio, que nunca dura menos de meia hora, numa bicicleta adaptada, em vez da cadeira de rodas, pela zona do Parque da Cidade do Porto e à beira mar. “Um passeio em bicicleta recupera memórias de infância. Os nossos passageiros sentem-se jovens outra vez”, diz.
A ventoleta, o nome dado a bicicleta, é de origem dinamarquesa e tem apoio eléctrico, travões e inspecção como se de um automóvel se tratasse. Tem capacidade para duas pessoas e é conduzida atrás dos passageiros e não de costas para eles, o que facilita a comunicação. Este veículo foi nomeado para o prémio de “melhor design” no seu país.
O “Pedalar sem Idade” já levou a passear mais de 180 idosos e jovens com necessidades educativas especiais e Sílvia espera que o número continue a aumentar.
+ Coisas para fazer no Porto em Fevereiro